
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.839, de 2024 , que inclui o nome do físico Cesare Mansueto Giulio Lattes noLivro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A nova lei foi publicada na edição doDiário Oficial da União(DOU) desta quinta-feira (11).
Conhecido como César Lattes, o físico nasceu em Curitiba em 11 de julho de 1924. Ele concluiu o curso de física e matemática na Universidade de São Paulo (USP), em 1943.
Junto a outros dois pesquisadores, Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, o brasileiro comprovou a existência da partícula subatômica méson pi (píon). Também foi um dos fundadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para homenagear o físico, o CNPq nomeou a plataforma utilizada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes. Ele morreu em Campinas (SP) em 8 de março de 2005.
A lei sancionada tem origem no PL 1.631/2022 , da Câmara dos Deputados, que foi aprovado em março pelo Senado. O projeto recebeu parecer favorável do relator, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), em votação final na Comissão de Educação e Cultura (CE) .
Criado em 1992, oLivro dos Heróis e Heroínas da Pátriafaz o registro perpétuo do nome de pessoas mortas há mais de dez anos e que tenham sua inscrição determinada em lei aprovada pelo Congresso. As regras para a homenagem e inclusão estão previstas na Lei 11.597, de 2007
Também chamado deLivro de Aço, a obra tem mais de 70 inscritos e fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Senado Federal CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
Senado Federal CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
Senado Federal CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 24° Máx. 33°