
Josy Donato- Ascom Semus Gurupi
Fotos: Paulo Henrique
O usuário do SUS que precisar de atendimento médico especializado encontra esse serviço em Gurupi por meio da Telemedicina. Implantada na rede de saúde municipal em agosto de 2022 com o intuito de ofertar um serviço de saúde de qualidade na rede municipal de Gurupi, ampliando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de especialistas, a Prefeitura oferece o serviço de Telemedicina.
Implantado em agosto de 2022, o serviço iniciou com sete especialidades e este ano ampliou a oferta e incluiu mais 3 especialidades para o público infantil e 2 para adultos. “ Até ano o passado tínhamos neurologia pediátrica e adulto, cardiologia adulto, pneumologia adulto, endocrinologia adulto, reumatologia adulto e psiquiatria clínico. Este ano foram acrescentadas mais cinco especialidades: endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica e adulto, pediatra e infectologista”, informou a técnica de enfermagem, Luzenilza Asevedo, responsável pelo serviço.
Para ter acesso a Telemedicina, o paciente precisa ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF), como explica a médica Tássia Dimas. “ A porta de entrada é a USF, esse paciente precisa passar pelo atendimento na unidade de saúde dele e após ser encaminhado e agendado, vai passar pela triagem e depois inicia-se o atendimento com o médico online”.
Mãe de uma criança que está sendo atendida por meio da telemedicina, Cleide Souza dos Santos, diz que o serviço tem sido fundamental para melhorar a qualidade de vida do filho. “ É a terceira consulta dele com a neurologista e tem ajudado muito, pois um acompanhamento desse particular sairia muito caro”, avaliou.
Atualmente são realizados 80 atendimentos mensais. As consultas acontecem as terças e quintas-feiras na Unidade de Saúde da Família do Sol Nascente. Durante toda a consulta o paciente é acompanhado por uma das médicas que atendem no programa. “ Fazemos essa ponte entre o especialista e o paciente, passamos o caso, realizamos exames físicos e o acompanhamento presencial durante todo o atendimento”, concluiu a médica.
Para a secretária de Saúde de Gurupi, Luana Nunes, o serviço foi um passo importante para os avanços de melhorias na saúde pública do Município. “ A Prefeita tem essa preocupação de buscar sempre o melhor para nossos cidadãos, especialmente na área da saúde e a Telemedicina veio para facilitar o acesso daqueles que não tem condições de arcar com os custos de um especialista na rede particular e com a telemedicina esse atendimento é mais rápido, não precisa ficar numa longa fila de espera”, destacou a secretária.
  Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil  
  Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra  
  Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025 
  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23  
  Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013  
  Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central 
  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo   
  Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão  
  Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 33°