
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/TO), lançou nesta sexta-feira, 12, o programaRede Integrada de Proteção à Mulher. O objetivo é unificar as ações e os projetos das secretarias de Estado com as gestões municipais e a comunidade, de maneira a construir uma rede integrada para o enfrentamento da violência contra a mulher.
Representando o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, fez questão de parabenizar a SSP/TO pela construção do projeto. “Fico feliz em saber que esse projeto tem um homem à frente, parabéns ao secretário Wlademir e a toda sua equipe pela condução dessa política de grande importância. Temos que continuar trabalhando fortemente para a proteção das mulheres,não podemos banalizar a violência, a morte e, tenho certeza, que logo colheremos excelentes frutos dessa ação. Este Governo é sensível a essa causa e tudo o que pudermos fazer para mudar esse cenário será feito”, destacou.
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, explicou que devem ser desenvolvidas políticas públicas amplas, de acordo com a realidade de cada município, bem como deve ser fortalecida a participação social.
“Vamos fortalecer a participação nas políticas inclusivas e desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública e pela Secretaria da Mulher, bem como vamos promover a adesão das prefeituras à rede, por meio da celebração de termos de cooperação técnica. Esse programa vai promover o intercâmbio de informações com indicadores estratégicos dos municípios, como assistência social, saúde e segurança pública, fortalecendo as ferramentas de combate à violência”, explicou o secretário.
O programa ainda prevê estimular as delegacias especializadas de atendimento à mulher a desenvolverem ações integradas com os municípios e a sociedade civil visando fortalecer as políticas de proteção e o processo de governança da rede por meio da criação de ferramentas de monitoramento e avaliação de metas.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, lembrou que a responsabilidade pela proteção das mulheres é de todos. “É uma grande alegria poder efetivar essa parceria e fazer com que essa rede funcione de verdade. Uma pesquisa recente aponta que o Tocantins é o segundo estado em que mais se mata mulheres, então esse é um momento de união e investimento em políticas públicas que façam a diferença na vida das mulheres nos 139 municípios do estado”, alertou a secretária.
Também fizeram questão de destacar a importância da rede de proteção, a deputada estadual Claudia Lelis e a coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Pollyana Lopes Assunção.
Investimentos
Dentre os investimentos no programa estão a cessão de veículos que possibilitem mobilização adequada para os profissionais envolvidos na Rede e que garantam o desempenho e a efetivação de segurança e assistência às mulheres.
O deputado federal Carlos Gaguim, que destinou R$ 20 milhões em emendas para o projeto, afirmou que o Estado já é destaque no Brasil, saindo à frente com esse modelo de rede integrada.“Esse projeto é o primeiro programa integrado em defesa da mulher e ele está saindo daqui. São recursos que coloquei e que a deputada Dorinha, por meio da bancada, se esforçou para manter e, hoje, comemoramos esse resultado. Fui convidado para estar com a ministra da Mulher, em Brasília, mas disse que não poderia ir sem a presença do secretário, do governador e da deputada Dorinha para que nossos objetivos sejam alcançados por muitas mãos”, informou.
A senadora Dorinha Seabra, que, enquanto deputada, era coordenadora da Bancada Federal, explicou que o recurso foi destinado à aquisição de 64 caminhonetes. “Essas caminhonetes vão para municípios conforme os dados e as polícias também vão receber. Mas queremos mais, vamos buscar o Ministério da Justiça para conseguir outras, porque essas foram adquiridas por meio da bancada. Parabéns ao secretário e à equipe, que pensaram nesse programa e em seu funcionamento”, afirmou.
A Rede ainda prevê investimento em equipamentos de Tecnologia da Informação e a formação continuada para os integrantes com vistas a uma maior efetividade às ações desenvolvidas.
Resultados
Dentre os resultados esperados com a implantação da rede estão o fortalecimento de operações conjuntas; a implementação de ações inovadoras; estratégias assertivas, por meio do trabalho integrado entre as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.
Também espera-se a ampliação qualitativa e quantitativa dos serviços de segurança pública prestados à população em razão de uma rede com grande capilaridade e potencial de integração, bem como a promoção de uma mudança cultural em relação à importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil.
  Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil  
  Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra  
  Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025 
  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23  
  Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013  
  Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central 
  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo   
  Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão  
  Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 33°