
O programa Trilha de Letras , que a TV Brasil exibe nesta terça-feira (16), às 22h30, tem um bate-papo com o escritor Stênio Gardel. Natural da cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, Stênio é o primeiro brasileiro agraciado com o National Book Awards, considerado um dos mais importantes prêmios de literatura nos Estados Unidos.
Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, o convidado, que é funcionário público concursado do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, conta como suas experiências de vida pessoal e de trabalho contribuíram para criar seu primeiro romance A Palavra que Resta (2021), vencedor da prestigiosa premiação norte-americana na categoria tradução, no fim do ano passado. O livro concorreu com nove obras originalmente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol.
A trama acompanha Raimundo, um septuagenário camponês cearense, que decide aprender a ler por um motivo muito particular: finalmente conhecer o teor da carta que Cícero, seu amor de juventude, lhe escreveu 50 anos antes, e que, por vergonha, nunca pediu a ninguém que lesse. O romance foi desenvolvido em cursos livres oferecidos pela também escritora cearense Socorro Acioli, que se tornou amiga pessoal e, posteriormente, professora de Stênio.
Especialista em escrita literária, Stênio Gardel tem participado, desde 2017, de diversas coletâneas de contos. É autor de A marca (coletânea Farol , Ed. Moinhos), Santíssima Trindade (coletânea Mirabilia , Ed. Labrador), A memória do nome (coletânea Quase Nome , Ed. Labrador), O trabalho de Madame Mercedes (coletânea Limiar-delírios cruzados , Ed. Chiado), além de O grito e A espingarda e a bandeirinha , que integram a coletânea O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho , contemplada por edital do Ministério da Cultura em 2018.
O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa, que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro
A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação ( EBC ).
A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC .
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar .
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play , pelo site , ou por aplicativo no smartphone . O App pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV .
 Trilha de Letras – terça (16), às 22h30, na TV Brasil 
Trilha de Letras – terça (16) para quarta (17), às 3h30, na TV Brasil 
Trilha de Letras – sábado, dia 20/04, às 18h30, na TV Brasil 
  Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil  
  Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra  
  Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025 
  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23  
  Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013  
  Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central 
  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo   
  Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão  
  Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 33°