
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputado debate, nesta quinta-feira (18), os gargalos e desafios para escoamento da safra brasileira. O debate foi solicitado pelo deputado Tião Medeiros (PP-PR).
O parlamentar cita dados Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que indicam que os terminais portuários movimentaram 1,2 bilhão de toneladas de carga em 2022. Mais de 90% dos produtos enviados ao comércio exterior saem dos portos.
"A cada novo recorde de safra e crescimento das exportações, faz-se necessária a adequação da infraestrutura de acesso aos portos e de capacidade para escoamento da safra", explica o parlamentar. Ele considera urgente a necessidade de mitigar os gargalos logísticos que oneram os custos de movimentação de produtos, para aumentar a competitividade no mercado internacional.
Tião Medeiros cita um levantamento da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sobre gargalos logísticos para o escoamento de grãos que indica, por exemplo, que 63% da exportação de soja e milho são feitas por portos da regiões Sul e Sudeste), sendo que 71% de sua produção estão nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
O debate está agendado para as 10 horas, no plenário 6.
Câmara Projeto suspende norma que acabou com benefício tributário para inversor fotovoltaico
Câmara Nova Secretaria do Empreendorismo vai propor aprimoramento da legislação sobre o tema
Câmara Projeto permite reprovação de alunos no ano escolar por mau comportamento Mín. 23° Máx. 36°