
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Carlos Viana (Podemos-MG) pediu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 58/2023 , que estende a licença-maternidade de 180 dias a todas as mulheres, sem distinção entre as trabalhadoras celetistas e servidoras públicas (que já têm esse direito), além de aumentar para 20 dias a licença-paternidade, sem distinção do regime de trabalho para os homens.
O senador ressaltou que, apesar de o direito à licença-paternidade estar previsto na Constituição desde 1988, nunca foi devidamente regulamentado, resultando na aplicação de de apenas cinco dias, prevista no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
— Destaco que ainda existe uma diferença da licença-paternidade quando se trata de servidor público, estabelecida pela Lei 13.257, de 2016 , que acrescenta mais 15 dias, totalizando 20 dias para o servidor público — afirmou Carlos Viana.
Ele apelou aos colegas para que o tema seja colocado para discussão no Senado, enfatizando que o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu prazo para que o Congresso Nacional decida. Carlos Viana sublinhou que o Supremo considerou a licença de cinco dias insuficiente e não condizente com a evolução dos papéis de homens e mulheres na família e na sociedade.
— O ministro [Roberto] Barroso, propôs que, após o prazo de 18 meses, caso a omissão persistisse, o direito à licença-paternidade deveria ser equiparado ao da licença-maternidade. Dessa forma, os ministros do Supremo estabeleceram que, se o Congresso, que somos nós, não legislar, ao final de 18 meses, o Supremo fixará o prazo da licença — advertiu o senador.
A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Saúde. O senador também fez um apelo pela aprovação do projeto de lei ( PL 6.136/2023 ) que propõe o compartilhamento da licença-maternidade para todas as famílias, incluindo aquelas com filhos deficientes ou portadores de necessidades especiais.
Senado Federal CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
Senado Federal CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
Senado Federal CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 24° Máx. 33°