
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) e a Universidade da Maturidade (UMA), lançaram nesta terça-feira, 23, em Palmas, o projeto Ponto a Ponto: costurando respeito, laços e direitos no tecido familiar. O projeto intergeracional tem como objetivo fomentar o diálogo entre gerações e promover políticas públicas para a terceira idade.
Em Palmas, a iniciativa conta com a participação de 35 estudantes da Escola Estadual Cívico-militar Vila União e 60 acadêmicos da UMA. Em Araguaína, o projeto será desenvolvido com 80 estudantes da Escola Cívico-militar Domingos da Cruz Machado e 50 acadêmicos da UMA.
O projeto inédito contará com palestras sobre direitos dos idosos para estudantes, ministradas por membros do MPTO e com oficinas e rodas de compartilhamento de experiências entre estudantes e idosos da UMA.
Durante o evento o Secretário Executivo da Educação, Edinho Fernandes enfatizou que “a educação oferece inúmeras oportunidades, porque te leva aos lugares mais altos que você sonhar e buscar. Essa belíssima iniciativa de unir jovens e idosos pelo mesmo objetivo é grandiosa. Trabalhar políticas públicas para os idosos é cuidar, e trabalhar políticas públicas para a juventude também é cuidar. E nós da Seduc ficamos muito felizes em poder fazer parte de um projeto maravilhoso como esse”, afirmou.
A procuradora de justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público, Vera Nilva, foi a idealizadora do projeto. “Esse projeto visa prevenir conflitos intergeracionais. Teremos encontros não apenas com os idosos da UMA, mas também os avós e bisavós dos estudantes. Vamos trabalhar com oficinas e trocas de experiências, com o objetivo de estreitar o laço entre as gerações e tornar a perspectiva de envelhecimento em uma fase normal e exitosa da vida humana”, explicou.
Para o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Silva Neto, o projeto pretende transformar a vida dos mais velhos e dos mais jovens por meio da troca entre as gerações. “O que nós estamos fazendo hoje é lançar um novo modelo de pensar em parceria com as instituições, para lançarmos uma proposta de educação intergeracional onde possibilita o encontro dos mais jovens com os mais velhos e cria um ambiente de solidariedade entre as gerações. Vai ser um projeto com muito sucesso e de impacto social fantástico”.
No final do projeto também acontecerá um concurso de redação com o temaRespeito à pessoa Idosa, com premiação para estudantes e avós e a produção de um documentário sobre todo o projeto.
Merecemos sempre o respeito
O estudante da UMA, Antônio Benvindo, conta que está animado para realizar atividades com os estudantes mais jovens. “É um projeto nota dez, e faz com que eles saibam que os direitos deles também são nossos direitos. A gente já foi jovem também e eles serão os velhos de amanhã, então é bom que eles ponham na consciência que ser velho não é ruim, não é uma idade pra ser desprezada, merecemos sempre o respeito”, pontuou.
A estudante Naiara Souza, da Escola Estadual Cívico-militar Vila União, relata que essa troca de experiência entre gerações é muito proveitosa para todos. “É importante para nós, ter essa ideia de futuro e ver os idosos como um exemplo pra gente seguir, é uma experiência maravilhosa poder ver eles e saber que podemos conviver como eles, com harmonia e respeito”.
“E eles também podem ver como estamos nos preparando para o futuro. Eu estou amando ver essa experiência, o que eu mais gosto é de ver o quanto eles se dedicam a uma coisa, pegam seu objetivo, colocam na frente e fazem”, concluiu a estudante.
  Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil  
  Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra  
  Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025 
  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23  
  Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013  
  Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central 
  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo   
  Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão  
  Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 33°