
No primeiro ano do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), no eixo municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), fortaleceu o regime de colaboração com as cidades tocantinenses. Desde abril de 2023, a Seduc intensificou a oferta de formação pedagógica, apoio socioemocional, material didático, assessoria técnica e monitoramento da execução de metas educacionais nos 139 municípios.
Uma dessas iniciativas é o ICMS Educacional, que é uma política pública que visa repassar o investimento de até R$ 100 milhões para as gestões municipais que demonstrarem o cumprimento dos indicadores disponibilizados em quatro eixos: Atendimento; Aprendizagem; Boas Práticas; e Organização Legal.
Saeto
Também com o objetivo de colaborar com municípios, O Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto), foi criado para avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino, promovendo a modernização da gestão e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Os resultados do Saeto constituem indicadores e diagnósticos que subsidiam a implementação de políticas públicas voltadas à qualidade educacional em todo o estado. Esses resultados também compõem os critérios para a distribuição dos recursos do ICMS Educacional, destacando o eixo Aprendizagem como o quesito de maior peso na composição do Índice Educacional (IEduc) do município.
Alfabetiza Mais Tocantins
O Alfabetiza Mais Tocantins: Compromisso Tocantinense Criança Alfabetiza, visa alfabetizar na idade certa todas as crianças das escolas públicas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Com um investimento de R$ 8 milhões, o programa inclui formação para professores, entrega de materiais e reconhecimento das boas práticas pedagógicas.
O governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Compromisso Tocantinense Criança Alfabetizada é uma das ações integradas do Profe nos municípios. “A alfabetização é a base de todo o processo de escolarização. Com o Alfabetiza mais, queremos que todas as escolas do Tocantins tenham um ensino de qualidade, na rede estadual e nas redes municipais, independente de condições político-partidárias. Somos um governo de convergência, de coalizão, e juntos vamos chegar a essa meta de ter 100% dos nossos estudantes alfabetizados da forma adequada e consequentemente teremos excelentes índices educacionais”, assegurou.
Escola de Emoções
O projeto foi pensado na integração da educação socioemocional em todas as instituições educacionais do Tocantins, sendo elas escolas do Estado e dos municípios. A ação consiste na distribuição de recursos didáticos personalizados, abrangendo alunos, pais e professores. Tais recursos são adaptados ao nível de aprendizado e ao ensino no setor público, estando em conformidade com as competências socioemocionais delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Escola de Emoções engloba treinamento quanto à eficaz utilização dos materiais, bem como instrução sobre os contextos de vulnerabilidade social e os fatores biopsicossociais que impactam adversamente crianças, adolescentes e profissionais inseridos no sistema público de ensino. Para além de ser uma proposta de educação voltada ao crescimento emocional e à otimização do desempenho de professores, orientadores e coordenadores, essa iniciativa também está alinhada às políticas nacionais que visam reduzir os riscos sociais enfrentados pelos estudantes da rede pública.
Parceria
A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/TO), Luiza Brasileiro, falou sobre como o Programa tem papel fundamental de fortalecimento à educação no território tocantinense. “Esse é o diferencial do Profe: o compromisso de trabalhar de mãos dadas com os municípios desenvolvendo a função social de educar para a vida, desenvolvendo uma educação com foco na integralidade entre as redes estadual e municipais”.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, enfatizou a parceria entre o Governo do Tocantins e as cidades. “O Profe nos municípios tem como ponto principal o desenvolvimento das políticas públicas colaborativas, respeitando a identidade do território com o diálogo permanente, compartilhando ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, a promoção da equidade e, consequentemente, a redução das desigualdades educacionais”, concluiu.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°