
Navegando entre o lúdico e o imaginário das crianças, a obra literáriaBosque Encantado, que tem nas crianças o seu público-alvo, será lançada no município de Paraíso do Tocantins no segundo semestre de 2024. O livro infantil de autoria de Dourival Martins Santiago é um dos projetos contemplados no valor de R$ 10 mil no módulo I da categoria Linguagens Artísticas - Literatura do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022).
O proponente Dourival Martins Santiago é escritor de longa data, com vários livros publicados nos gêneros romance, conto, crônica e poesia, obras voltadas ao público jovem e adulto. Desta vez, o artista decidiu se aventurar no universo literário infantil, um trabalho que encara como um grande desafio, de forma a unir a simplicidade, imaginação e uma mensagem passada de maneira lúdica e de fácil assimilação.
Segundo o proponente, o lançamento deBosque Encantado, deverá ocorrer em diferentes localidades do município, e o projeto quer oferecer ao leitor uma obra dinâmica, produzida por um escritor da região que descreve lugares, personagens e enredos comuns à vida cotidiana das crianças.
O autor ainda explica que 20% da tiragem da obra será distribuída para professores e crianças de Paraíso do Tocantins. “Serão 10% para o Distrito de Santa Luzia e 10% para o bairro Santana, que são aglomerações humanas de baixa renda, localizadas distantes do centro da cidade”, destacou. O restante dos livros também serão comercializados a preços acessíveis, para facilitar o acesso de compra ao público em geral.
Com o projeto, a ideia de Dourival é fomentar o hábito da leitura desde a infância, os textos dinâmicos e envolventes, somando o lúdico ao imaginário. O enredo, que envolve os personagens, objetos, animais e crianças, possui temas divertidos para garantir uma experiência leve e prazerosa, além de oportunizar conhecer a produção literária tocantinense através do acesso à leitura de qualidade.
“Cada obra tocantinense que é editada contribui para a nossa riqueza cultural e fortalece a construção de uma identidade própria de literatura, que apesar de universal, traz em sua essência as realidades e inspirações do rincão em que é produzida. Portanto, essa obra é mais uma riqueza que comporá o baú cultural literário do nosso estado, provendo as nossas escolas de uma literatura acessível, com linguagem comum e temas cotidianos, ou seja, focaliza a nossa realidade existencial de forma autêntica”, finalizou.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional Mín. 21° Máx. 29°