
Com o intuito de fortalecer a política pública de valorização e atenção à saúde mental dos policiais militares da Corporação, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou o lançamento doProjeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais, nesta terça-feira, 30, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas. Este projeto tem como base a Lei n° 4.452, de 8 de janeiro de 2024, que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal, da Polícia Científica; e aos Agentes Socioeducativos, pelo governo estadual.
Para o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o compromisso da Polícia Militar com a saúde e a qualidade de vida dos policiais é fundamental. Ele lembra as ações que têm sido direcionadas para fortalecer não apenas a segurança pública, mas também o bem-estar daqueles que dedicam suas vidas a serviço da comunidade como a implementação da Política Institucional de Qualidade de Vida no Trabalho e ações contínuas, bem como da Lei de 2023, do governo estadual, que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes das forças de segurança do estado.
”Dentre todos os inúmeros momentos importantes e agradáveis que nós temos tido na Polícia Militar do Tocantins, inclui-se a data de hoje como um evento extremamente importante. As Competências e Habilidades Socioemocionais estão em pauta o que chama a nossa atenção para sabermos que existem pessoas preocupadas em nos ajudar, colaborar e fortalecer os profissionais, dentro da instituição, é algo que nos alegra, é algo que nos conforta”, ressaltou o comandante-geral.
Evento
Para o lançamento do projeto de fortalecimento, foi apresentada uma palestra inaugural, com tema:Saúde Mental: Reflexões Científicas e Experiências Práticas em Atividade Policial Militar.O palestrante foi o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) José Edir Paixão de Sousa, que é mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e bacharel em Direito também pela UFC.
Durante o evento, ocorreu a apresentação da tropa presente, feita pelo chefe do Estado-Maior, coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza ao comandante-geral, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, além da apresentação de abertura do projeto de Fortalecimento de Competências e Habilidades Socioemocionais, na PMTO, com a doutora Arelly Sequim, psicóloga do Instituto Recriar Vidas; o promotor de Justiça, Luiz Francisco de Oliveira, e o coronel Marcelo Falcão Soares. O Exórdio dos Veteranos também ocorreu durante a solenidade.
O Instituto Recriar Vida é uma organização sem fins lucrativos que conta com uma equipe multidisciplinar de especialistas, como mestres, doutores, em diversos campos da saúde mental. O instituto oferece assistência a pessoas que lutam contra o vício, bem como uma variedade de programas de prevenção, incluindo oficinas e seminários educacionais, eventos comunitários e programas de prevenção nas escolas.
Segundo o diretor do Instituto Recriar Ricardo Ribeirinha, essa união com a PMTO será para melhorar a saúde dos policiais militares. “Na Polícia Militar, estamos cedendo os especialistas do Recriar para unirem-se com os especialistas da gloriosa Polícia Militar e, juntos, possam construir projetos assertivos que atendam a sua tropa. Esse fortalecimento emocional atende tanto o policial no decorrer da sua profissão, mas também em como ele pode cuidar de si e da sua família”, afirmou Ricardo Ribeirinha.
Presenças
Também estiveram presentes o subchefe do Estado-Maior, coronel Marizon Mendes Marques; delegado Regional executivo da Polícia Federal, doutor Max Eduardo Ribeiro, o comandante-geral do Corpo de Bombeiro do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas; e o assessor da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Félix Francisco dos Santos Neto.
O evento contou com a participação do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, que fortalece o projeto com a destinação de R$ 1 milhão em emenda parlamentar, para a temática saúde mental e habilidades socioemocionais.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 36°