A Secretaria da Administração (Secad) do Tocantins, por meio da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), ampliará a abrangência do Programa de Prevenção e Qualidade da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, o Pró-Saúde no Trabalho. A ampliação é anunciada durante o Janeiro Branco, mês em que é promovida uma campanha nacional que foca em ações de cuidado com as emoções e saúde mental.
"O Pró-Saúde no Trabalho é um programa que tem contribuído significativamente com o bom desempenho dos servidores do Executivo Estadual, uma vez que atua junto a qualidade de vida e bem estar no ambiente de trabalho”, destaca o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho.
A diretora da JMOE, Marcia Varão, ressalta que em 2024 foram realizadas ações do Pró-Saúde no Trabalho em diferentes municípios do interior do estado e que uma das principais metas para 2025 é ampliar as ações presenciais para os servidores que estão lotados fora da Capital. “No ano passado tivemos importantes parcerias com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) que contribuíram com a expansão do Programa. Neste ano, daremos continuidade a essas ações em outros municípios do Tocantins”, reitera Marcia Varão.
O coordenador do Pró-Saúde no Trabalho, o psicólogo da JMOE, Flávio Barros, acrescenta ainda que o Programa deve ter maior abrangência também em Palmas com a realização de mais ações com os novos parceiros do Executivo. “Nosso objetivo é realizar eventos com novos temas e aumentar nossa rede de parcerias para ofertar o melhor conteúdo relacionado à saúde mental aos servidores”, pondera Flávio.
Pró-Saúde no Trabalho
Composto por uma equipe multidisciplinar (assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, psiquiatras, nutricionistas, psicólogos, advogados e engenheiros de segurança, educador físico, dentre outros), o Pró-Saúde no Trabalho é um programa que desenvolve projetos para cuidar da saúde dos servidores por meio de ações coletivas, visitas a pastas e atendimentos multidisciplinares.
A regulamentação do Programa ocorreu em outubro de 2024 com a publicação do Decreto nº 6.859, no Diário Oficial do Estado (DOE-TO), n° 6.685, em que estabelece diretrizes para a atuação da Junta Médica Oficial do Estado.O Pró-Saúde no Trabalho também busca parcerias com universidades, organizações da sociedade civil e entidades governamentais para ampliar os serviços de atenção psicossocial.
Mín. 22° Máx. 31°