Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Na manhã desta segunda-feira (20), Agentes de Endemias da equipe de Combate à Dengue do Município de Gurupi estão realizando vistorias em residências e terrenos no setor Vila Paulista. Devido ao período chuvoso, a Prefeitura de Gurupi, por meio Secretaria de Municipal de Saúde, vem intensificando as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
Esta é a primeira ação deste ano, exclusiva da equipe de Combate a Dengue, e os próximos bairros a serem vistoriados serão Vila São José 1 e 2 e Sevilha, a data ainda não foi definida, mas está prevista para acontecer nas próximas semanas. Na última quarta-feira (15) foi realizada uma ação conjunta com equipe de Fiscais De Zoonoses e de Agente De Combate às Endemias. As inspeções ocorreram no setor Altos dos Buritis para identificar possíveis criadouros do mosquito-palha (vetor da leishmaniose) e do Aedes aegypti.
Já no mês de fevereiro, do dia 03 ao dia 06, acontece o primeiro LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) do ano. “É um método realizado em todos os bairros e o objetivo é medirmos o nível de infestação do Aedes no Município, fundamental para facilitar as análises e fornecer informações mais precisas sobre quais bairros teve um maior percentual de amostras e nortear as ações no Município”, explicou a coordenadora de Endemias, Nathalia Rodrigues.
Dados
Até o momento, nenhum caso de dengue foi confirmado em 2025. Em2024, foram notificados 1.402 casos de dengue, com 158 confirmações. No mesmo período, foram registrados65 casos de chikungunya, com 7 confirmações, e12 notificações de zika, sem confirmações.
Com os esforços intensificados, a Prefeitura reforça o pedido para que a população colabore, eliminando possíveis criadouros do mosquito em suas residências e terrenos. A participação de todos é fundamental para manter Gurupi livre das doenças transmitidas peloAedes aegypti.
Mín. 22° Máx. 31°