
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta quarta-feira, 22, o Programa de Correção de Fluxo (Avança Mais), que visa assegurar a equidade e a qualidade no processo educacional aos estudantes, minimizando os déficits de aprendizagem e reduzindo a distorção idade-série nas escolas estaduais. Em 2025, a meta é atender 17 mil estudantes de todo o território tocantinense.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o Governo do Tocantins busca garantir atendimento educacional singular, ampliando as oportunidades de aprendizagem e sucesso escolar dentro do fluxo escolar. “OAvança Maisrepresenta uma estratégia estruturada de avanço na escolarização e superação das lacunas de aprendizagem daqueles alunos que, por diversos motivos, encontram-se em distorção. É um programa que será desenvolvido utilizando diversas estratégias pedagógicas com metodologias específicas, currículo, rotinas pedagógicas e de gestão singulares, incluindo material específico, apoio socioemocional contínuo, uso de tecnologia por meio de plataformas e formação continuada dos servidores, a fim de promover uma redução significativa nos índices de distorção, assegurando assim o direito de aprendizagem”, pontuou.
De acordo com os dados do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), cerca de um terço dos estudantes tocantinenses encontram-se em distorção idade-série. Dentre os principais fatores, estão o ingresso tardio na escola, a reprovação, o abandono escolar e outras vulnerabilidades sociais.
Público-alvo
O programa é voltado aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e das três séries do ensino médio, que estejam em defasagem em relação à idade-série. A implantação do programa ocorrerá gradativamente em todo o território do Tocantins e altera a oferta do ensino que passa a ser por Ciclo de Escolarização, sendo uma iniciativa idealizada para os estudantes que, por diversos fatores, tiveram prejuízos de aprendizagem e na sua trajetória escolar.
Estrutura pedagógica e curricular
OAvança Maiscontempla estrutura curricular específica, prima por metodologias ativas, além de contar com material pedagógico, rotinas educativas e operacionais sistêmicas, tendo como elemento central a escolarização por ciclos.
Os Ciclos Sequenciais de Correção de Fluxo do programaAvança Maisdiferem do tradicional formato seriado. A oferta de escolarização por ciclos prevê reorganização de tempo, práticas e ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.
O Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo II -Avança Mais, é destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O ciclo é composto por quatro módulos semestrais.
O Ciclo Sequencial de Correção de Fluxo III -Avança Mais, tem como público-alvo os estudantes do Ensino Médio. O ciclo tem três módulos semestrais.
Em todos os ciclos, há a possibilidade de avanço na escolarização no final de cada módulo em virtude da verificação do alcance das habilidades adaptativas, conforme os resultados da avaliação de saída.
Estratégias
O programa de correção de fluxo representa uma política de garantia de direitos dos estudantes da educação básica no Tocantins. A iniciativa prevê a formação metodológica e técnica para as equipes escolares, além de assessoramento contínuo presencial e on-line.
Antes de enturmar os estudantes com defasagem em relação à idade-série, as unidades escolares realizarão diagnóstico com identificação do perfil e levantamento das trajetórias escolares.
Para compor as novas turmas dos ciclos, os estudantes precisam atender às condições: distorção mínima de um ano; não possuir deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou múltiplas deficiências; ser público prioritário das políticas públicas educacionais, conforme critérios pedagógicos.
A metodologia estruturada doAvança Maiscontempla aulas em etapas para a otimização do tempo, ressignificação das didáticas de ensino, tecnologias educacionais voltadas à aprendizagem e plataforma de ensino gamificado, além de plataforma de suporte para os professores.
As avaliações serão parametrizadas e o monitoramento será como base para as intervenções priorizando aspectos qualitativos. O objetivo é realizar as intervenções com agilidade, conforme as necessidades identificadas possibilitando o sucesso dos estudantes.
Implementação
Já no início de 2025, as escolas iniciaram o processo de enturmar os estudantes. Ainda nos primeiros dias letivos, os alunos realizarão avaliação diagnóstica de entrada para definir as habilidades a serem enfatizadas.
A Seduc e as Superintendências Regionais de Educação (SRE) ao longo do ano realizarão o monitoramento contínuo para apoiar as escolas e os professores.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 33°