
O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, cobrou respeito à dignidade dos 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos com algemas no fim de semana, por determinação do presidente daquela nação, Donald Trump. A aeronave norte-americana pousou em Manaus na noite da sexta-feira (24), quando a Polícia Federal (PF) tomou conhecimento de que os passageiros deportados estavam sendo transportados algemados. Em razão da soberania nacional, o governo brasileiro determinou a retirada das algemas e enviou uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os brasileiros até o destino final, em Minas Gerais.
Em nota divulgada no domingo (26), Pacheco disse que acompanhou o cenário com preocupação e ressaltou que situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos não podem ser ignoradas.
Leia a nota na íntegra:
“Acompanho com preocupação o tratamento dispensado pelas autoridades norte-americanas a brasileiros deportados. A decisão por um novo procedimento na política de imigração, que é um direito assegurado a todos os países, não pode vendar nossos olhos diante de situações degradantes e denúncias de agressões e maus-tratos. O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático.”
Senador Rodrigo Pacheco
Presidente do Congresso Nacional
Com Agência Brasil
  Senado Federal  CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia  
  Senado Federal  CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental  
  Senado Federal  CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 24° Máx. 33°