
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi
Foto: Arquivo Secom
A prefeita de Gurupi e presidente do Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Oeste (CODER Sul Centro-Oeste), Josi Nunes, manifestou-se contrária à possível mudança do traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que está sendo discutida pelo Governo Federal.
De acordo com o projeto original, a FIOL conectará o futuro Porto de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO), promovendo a integração com os trilhos da Ferrovia Norte-Sul. No entanto, o Governo Federal avalia alterar o último trecho do traçado, direcionando-o para o município de Mara Rosa (GO), a fim de estabelecer ligação direta com a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). O projeto original tem cerca de 1.527 km de extensão.
A prefeita Josi Nunes destacou que a permanência do traçado original da FIOL é importante para impulsionar o crescimento econômico dos municípios tocantinenses, especialmente da região Sul, que se beneficiariam diretamente da integração ferroviária. “A chegada da FIOL ao Tocantins representará uma oportunidade única para dinamizar o desenvolvimento de toda a nossa região. Essa mudança no traçado, caso concretizada, trará grandes prejuízos não apenas para Gurupi, mas para todos os municípios do entorno, que perderão uma importante fonte de geração de empregos e desenvolvimento econômico”, afirmou.
CODER Sul Centro-Oeste
Como presidente do CODER Sul Centro-Oeste, Josi Nunes enfatizou que não medirá esforços para mobilizar apoio e garantir que o traçado original seja mantido. “Vamos nos articular com a bancada federal do Tocantins e outros atores estratégicos para impedir essa alteração. Vamos lutar pela permanência do traçado original da FIOL, pois acreditamos no seu potencial de transformar economicamente a nossa região”, reforçou a prefeita.
O Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento das Regiões Sul e Centro-Oeste também deve emitir nota oficial nos próximos dias, reiterando o compromisso em defesa do projeto original da FIOL. A articulação de lideranças políticas e institucionais será fundamental para fortalecer esse movimento em favor dos municípios tocantinenses.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 36°