
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu início ao planejamento de novas ações para a conservação do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) no Jalapão. Em reunião realizada nessa terça-feira, 28, integrantes do Programa Pro PaTO discutiram estratégias para 2025 e definiram a aplicação da segunda remessa de recursos obtidos pela Fundação Pró-Natureza (Funatura), por meio do Fundo Mohammed Bin Zayed de Conservação.
Participaram do encontro o biólogo e Inspetor de Recursos Naturais do Naturatins, Marcelo Barbosa, além de representantes da Funatura e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Caxias. Entre as principais ações previstas estão o monitoramento de casais reprodutivos, a manutenção de ninhos artificiais e o manejo de cavidades naturais. Também será realizada a contagem da população ao longo de 145 km do Rio Novo, principal habitat da espécie na região.
Uma das principais estratégias será o monitoramento remoto do pato-mergulhão, com a instalação de um transmissor GPS em um dos indivíduos. Além disso, os pesquisadores pretendem retomar a coleta de ovos na natureza para incubação em ambiente controlado. Após atingirem uma fase segura de desenvolvimento, os filhotes serão devolvidos ao rio.
Ameaça e conservação
De acordo com Marcelo Barbosa, a iniciativa busca aumentar a taxa de sobrevivência da espécie. “Os dados coletados em anos anteriores mostram que o sucesso reprodutivo dos casais é baixo. Com essa abordagem, pretendemos garantir que os filhotes alcancem uma fase independente antes de serem reintroduzidos na natureza”, explicou.
Os pesquisadores acreditam que o programa pode contribuir significativamente para a recuperação da população do pato-mergulhão no Jalapão, que é considerada a menor do país, comparada com as de outras duas localidades do Brasil. A espécie, uma das aves mais raras do país, está classificada como “criticamente em perigo” na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.
Pro PaTO
Criado em novembro do ano passado pelo Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, o Programa de Monitoramento e Conservação do Pato-Mergulhão (Pro PaTO) concentra esforços na preservação da espécie, com foco na região do Jalapão. As iniciativas seguem diretrizes legais que reforçam a importância da conservação da biodiversidade e a necessidade de ações urgentes para evitar a extinção da ave.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 36°