

Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31) a Reunião Anual de Prevenção e Combate às Arboviroses e Zoonoses. O encontro, conduzido pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, teve como público-alvo enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e ocorreu no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha.
O objetivo do evento é fortalecer a integração entre a atenção primária, a vigilância epidemiológica e as equipes de combate às endemias para reforçar as estratégias de enfrentamento das arboviroses e zoonoses no município. Durante a reunião, foi apresentado o Plano de Contingência Municipal para Prevenção e Controle das Arboviroses 2025, com foco em dengue, zika e chikungunya.
Plano de contingência e a importância da prevenção
O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante, abriu o evento destacando a preocupação com o aumento de casos em estados vizinhos, como Goiás, e reforçou a importância do plano de contingência.“Arboviroses e zoonoses são doenças que são evitáveis e nós temos essa tarefa de vistoriar, orientar e alertar as pessoas. Temos feito um bom trabalho, os números de casos de dengue vêm reduzindo a cada ano, mas é fundamental compartilharmos com os nossos profissionais esse plano de contingência, uma ferramenta a nível estratégico para combatermos as arboviroses e zoonoses”, disse.

Ovice-prefeito Adailton Fonseca ressaltou a importância da união entre poder público e sociedade para o sucesso das ações de combate e elogiou o trabalho da Secretaria no combate às arboviroses. “Um trabalho que ecoou em todo o estado e tenho certeza que com o planejamento e comprometimento das equipes, seguirá sendo referência este ano. Os planos de contingência são essenciais. Esperamos não precisar deles, mas tê-los prontos é fundamental”, pontuou.
Redução de casos e foco em campanhas educativas

A diretora da Atenção Básica, Maria Auxiliadora, enfatizou a importância da integração entre as equipes da atenção primária, vigilância epidemiológica, combate à dengue e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ela também destacou a redução no número de casos nos últimos três anos em Gurupi.

O secretário executivo de Saúde, Ricardo Silva, reforçou o compromisso da gestão em intensificar ações que sensibilizem a comunidade. “As equipes têm feito um trabalho fundamental com os mutirões de limpeza e de combate à dengue, as visitas domiciliares, as orientações e o reflexo disso é a diminuição de casos, vamos continuar esse trabalho e esse ano focar nas campanhas educativas voltadas para a comunidade”, concluiu.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 36°