

Segunda etapa acontece nesta quinta (06) e sexta (7), no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha.
Josy Rodrigues Donato – Ascom Saúde Gurupi
Fotos Linos Vargas – Secom Gurupi
Dando sequência às atividades do Projeto Cuidar, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), está realizando nesta quinta-feira (06) e sexta-feira (07) a segunda etapa do programa Cuidar – Humanizando Relações. A proposta do Projeto Cuidar é exatamente é oferecer suporte e acolhimento aos profissionais da saúde que estão diariamente na linha de frente do atendimento à população.

As atividades incluem palestras, dinâmicas, momentos de relaxamento com massagens e aromaterapia, proporcionando aos servidores uma experiência de bem-estar e autoconhecimento. O evento acontece no auditório do Centro Cultural Mauro Cunha e nesta etapa tem como tema principal o gerenciamento do estresse, conduzido pela psicóloga Hellen de Paula e pelo especialista em Inteligência Emocional, doutor em Gestão Estratégica, Ciências Policiais e Segurança Preventiva, coronel Marcelo Falcão.
Cuidar de quem cuida
“Iniciar o ano demonstrando esse carinho e reconhecimento aos servidores da saúde tem feito toda a diferença”, pontou a secretária de Saúde, Luana Nunes, acrescentando que o impacto positivo já pode ser percebido. “Na primeira etapa do projeto, recebi mensagens de vários servidores agradecendo. Eles saíram daqui mais motivados, sentindo que são valorizados e, o mais importante, sentiram-se cuidados”, destacou Luana.
Servidores aprovam e já sentem os efeitos positivos
O projeto tem sido bem recebido pelos servidores, que relatam melhorias no ambiente de trabalho e no próprio bem-estar emocional, como relatou a farmacêutica Christiane de Paula. “Trabalhamos com o público, e isso muitas vezes nos sobrecarrega. Esse projeto veio justamente para minimizar esse impacto na nossa saúde mental. A primeira etapa foi maravilhosa, já sentimos a diferença no dia a dia. Para nós, é um privilégio receber esse cuidado da gestão”, afirmou.
Para a enfermeira Aline Carvalho Dantas, muitas vezes, quem trabalha na saúde se dedica tanto a cuidar do outro que acaba esquecendo de si mesmo. “Foi muito interessante esse momento, porque nós, profissionais da saúde, sempre cuidamos dos outros e acabamos deixando a nós mesmos de lado. Esse projeto nos faz refletir sobre a importância de parar um pouco para cuidar de si. Afinal, como vamos cuidar dos outros sem cuidar de nós mesmos”.
A atendente da Unidade de Saúde Vila Íris, Marclucia Ribeiro de Oliveira, destacou que é também uma oportunidade de o servidor ser ouvido. “Estou achando maravilhoso. Quero participar de todas as etapas. É uma oportunidade de abrir a mente, porque trabalhamos num ambiente onde estamos sempre ouvindo os pacientes e aqui, temos a oportunidade de também sermos ouvidos. Parabéns a prefeita Josi Nunes, a secretária Luana e toda a equipe. Está tudo perfeito”, elogiou a atendente.
Próximos passos
O Projeto Cuidar foi lançado em dezembro, durante a reunião de encerramento do ano dos servidores da Semus, e teve sua primeira etapa realizada em janeiro. As próximas etapas estão previstas para os dias 20, 21 de fevereiro, 20 e 21 de março. Como parte do compromisso de oferecer suporte contínuo aos profissionais, está prevista para os meses de abril e maio a implantação de um ambulatório de saúde mental exclusivo para dos servidores da saúde.
Com isso, Gurupi avança no cuidado com quem cuida, fortalecendo a valorização e a qualidade de vida dos profissionais da saúde municipal.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 36°