
As ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), resultaram na queda de feminicídios no município de Araguaína, que não registra crimes deste tipo há um ano e nove meses.
A titular da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) Araguaína, Sarah Lilian, ressalta que o último caso de feminicídio registrado na cidade ocorreu no dia 1º de maio de 2023. “Esse resultado, além de positivo, demonstra o comprometimento da Polícia Civil do Tocantins que, por meio da 3ª Deam, tem se empenhado no combate e na prevenção desse tipo de crime, por meio de investigações céleres, prisões de agressores e, também, na promoção de campanhas de conscientização direcionadas à toda a população”, pontua a delegada.
Conforme dados da 3ª Deam Araguaína, em 2024, nenhum caso de feminicídio foi registrado no município; em todo o estado, houve 14 crimes dessa natureza. Já em 2023, o Tocantins registrou 17 casos de feminicídios, sendo apenas um em Araguaína. Em 2022, o Tocantins registrou 14 feminicídios, sendo dois em Araguaína.
Campanhas de conscientização
As ações realizadas pela 3ª Deam Araguaína, como é o caso do projetoFênix, que já está em sua 3ª edição, promove acesso à informação sobre direitos, oferece diversos serviços e sempre é realizada em bairros onde há um alto índice de violência contra as mulheres. Além de conhecer seus direitos e tirar dúvidas sobre a legislação, as participantes têm acesso a atendimentos de saúde, odontologia, psicologia, assistência jurídica e também serviços de beleza.
No mês de março também ocorre, anualmente, aOperação Átria.Em 2024, as equipes da 3ª Deam de Araguaína tiveram atuação decisiva, dando cumprimento a dezenas de mandados de prisão contra investigados por crime de violência doméstica, o que contribuiu de forma significativa para a não ocorrência de feminicídios na cidade.
Outro evento de grande repercussão na cidade e que fortalece o combate à violência contra a mulher é a caminhadaAgosto Lilás, promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da SSP/TO, em conjunto com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Prefeitura de Araguaína, e coordenada pela Deam Araguaína. O projeto, que já teve duas edições, promove a conscientização da população e é realizado em alusão aoAgosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
“Um ano e nove meses sem casos de feminicídio em nossa cidade é um recorde que precisa ser exaltado. A marca alcançada é fruto de um trabalho incansável que combina ações investigativas e campanhas de conscientização, com um único objetivo: preservar a integridade física, psicológica e a vida de todas as mulheres”, enfatiza a delegada 3ª Deam, Ana Maria Varjal.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 38°