![[da esq. para a dir.] Bruno Ahmed, Paula Barros, Ernesto Piccolo e Bruno Suzano (Fotografia: Zeca Santos/Te Vejo Aqui/Divulgação - Edição: CCOM Funarte)](https://str1.lnmimg.com/img/2023/08/18/7c406714ac62cb9a83ca9ee882254734.png)
Após quatro temporadas em outros espaços como o Theatro Municipal, a nova montagem deA História É Uma Istória, de Millôr Fernandes e com direção de Ernesto Piccolo, retornou aos palcos no dia 11 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio de Janeiro (RJ). O espetáculo segue em cartaz noequipamento cultural administrado pela Fundação Nacional de Artes - Funarte até27 de agosto, com sessões de sexta a domingo, às19h. Os ingressos custama partir de R$ 30 (meia-entrada) e a classificação indicativa é de 12 anos.
O espetáculo é encenado por Bruno Ahmed, Paula Barros e Bruno Suzano e, neste ano, também celebra o centenário do nascimento de Millôr (1923-2012).Segundo os organizadores,A História é Uma Istóriaé uma "comédia histórico-histérica", que leva ao palco, de forma descontraída e cheia de ironia, uma linha do tempo que começa na pré-história e segue até os dias atuais, abordando a evolução do homem de forma crítica e reflexiva, questionando ídolos e os “grandes feitos” da humanidade.
Encenada pela primeira vez em 1976, a peça tem sua maior força na relação entre espectador e atores e no sarcasmo característico dos textos de Millôr Fernandes. Para o ator Bruno Ahmed, a montagem chega no momento ideal de provocar novas reflexões:“No palco, relembramos fatos históricos que já aconteceram. No entanto, parece que o texto foi escrito hoje. Ele nos faz refletir sobre as decisões que tomamos ao longo da trajetória da humanidade, nos faz pensar sobre o papel do homem nesse percurso, provocando reflexões mais do que atuais”.
A ideia de reviver o espetáculo surgiu em 2017, quando Paula Barros criou uma cena baseada no texto para um festival de esquetes. Ao mesmo tempo, o ator Bruno Ahmed buscava uma comédia para produzir. Ambos decidiram realizar o projeto pela sua atualidade e por acreditarem que o humor é uma excelente forma de provocar reflexões.
“O grande sucesso das nossas três temporadas confirmou a necessidade de encenarmos esse texto. Para mim, a vida não acontece sem humor, nos bons e nos maus momentos. O humor é uma ferramenta que gera a graça e o riso, mas que também faz pensar no motivo de estarmos rindo, ou não, daquela situação”, diz a atriz e idealizadora Paula Barros.
Convidado para conduzir a direção, que conta com mais de 100 movimentos de marcação, Ernesto Piccolo ressalta a contemporaneidade do texto:“Um espetáculo feérico, como propôs o mestre Millôr Fernandes. Uma retrospectiva da história cheia de humor e aventuras num ritmo alucinante. Um deleite que não perde a força, nem a atualidade”.
A HISTÓRIA É UMA ISTÓRIA
Temporada: De 11 a 27 de agosto de 2023
Horários: sexta, sábado e domingo, às 19h
Local: Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Duração: 70 minutos
Ingressos: a partir de R$ 30 (meia-entrada)
Classificação indicativa:12 anos
Ficha técnica:
Texto: Millôr Fernandes |Direção: Ernesto Piccolo |Direção de Produção: Bruno Ahmed e Paula Barros |Elenco: Bruno Ahmed, Bruno Suzano e Paula Barros |Direção de Movimento: Antônio Negreiros |Diretor Musical e Sonoplastia: Cyrano Sales |Diretor de Arte e Cenógrafo: Diogo Venturieri |Iluminador: Gabriel Prieto |Figurinista: Marcela Treiger |Conceito visual: Igor Ribeiro |Assistentede Direção: Kattia Hein |Assistência de Produção: Manu Hashimoto e Raphael Sodré |Designer: Pira Studio | Fotógrafo: Victor Senra e Delmiro Junior (fotos de cena) |Idealização: Bruno Ahmed e Paula Barros |Realização: B&A Empreendimentos e Cultura
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°