
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, participou na manhã desta quinta-feira, 20, no Hotel Girassol Plaza, em Palmas, do Encontro FormativoProfe Líderes. O evento é voltado para gestores municipais de educação e tem o objetivo de fortalecer a política territorial da educação pública, aprimorando os processos educacionais em todo o estado. Na oportunidade, o Chefe do Executivo também anunciou a entrega dos novos prédios da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Dianópolis, para agosto, assim como o prédio de Augustinópolis, com previsão ainda para 2025.
Em seu discurso, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância da parceria entre o Estado e os municípios para o alcance de bons resultados educacionais. “Nós temos que entender que o sistema de educação atual unifica muito. E a gente precisa trabalhar para buscar os resultados, que vêm com o comportamento de todos os entes federativos. Se o município vai mal, ele contribui para que o Estado também não vá muito bem. Por meio da parceria estabelecida pelo Governo do Tocantins, vamos trabalhar unidos. O município que tem dificuldade e que alcançou um índice que não foi tão bom precisa de uma atenção do Estado. O resultado final é o que importa para o Brasil e para o Tocantins, e nós temos feito isso”, afirmou o governador.
O chefe do Executivo também destacou o avanço do Tocantins na educação. Em maio de 2023, o estado foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como o que mais evoluiu no país ao alcançar o índice de 44% das crianças das redes públicas alfabetizadas. “Quando assumi o Governo, o índice de alfabetização na idade certa era de apenas 14%. Em dois anos, elevamos esse número para 44%, o que demonstra uma grande evolução”, destacou.
Ao lado do reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, o governador anunciou também a entrega dos novos prédios da instituição de ensino superior em Dianópolis, para agosto, assim como o prédio de Augustinópolis, com previsão ainda para 2023.
Profe Líderes
Reunindo representantes dos 139 municípios tocantinenses, o Profe Líderes, que é uma ação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), possibilita a troca de experiências e a construção de estratégias conjuntas para a melhoria da educação. O secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, enfatizou a importância do evento para o alinhamento entre as políticas estaduais e municipais de educação.
“Um momento muito aguardado para o estado do Tocantins é o alinhamento com as novas gestões municipais. Ontem[quarta-feira, 19], estivemos com os prefeitos e os novos gestores e, hoje[quinta-feira, 20],estamos recebendo todos os secretários municipais de Educação do território tocantinense para apresentar as políticas estaduais e um alinhamento. Hoje é um dia de imersão e muito aprendizado, desse compartilhamento de informações e de responsabilidades para termos a educação que nós desejamos, uma educação que seja a melhor do país”, pontuou Fábio Vaz.
O secretário municipal de Educação de Monte Santo do Tocantins, Pablo Martins, também destacou a relevância da troca de experiências entre os municípios. “O Governo do Tocantins está dando mais apoio do que nunca. Está possibilitando a melhoria dentro de cada município e assim melhorando as suas estruturas para os nossos alunos. A intenção é que não dependam somente do professor, porque às vezes só o ensino de um professor de qualidade não vai melhorar o ensino, mas recebendo uma estrutura de qualidade para atendê-los, uma melhor didática e uma merenda ainda melhor, teremos mais qualidade de aprendizado”, completou.
Sobre o Profe
O Profe é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), voltada para a inovação na gestão educacional. O programa, planejado para o período de 2023 a 2027, prevê investimentos em obras, tecnologia, apoio aos municípios, valorização dos servidores, inclusão e reconhecimento de boas práticas nas redes estadual e municipais. O objetivo principal é a melhoria das aprendizagens e dos indicadores educacionais, beneficiando estudantes e servidores das escolas públicas de educação básica em todo o estado.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 22° Máx. 34°