
O último fim de semana antes do carnaval no Rio de Janeiro começou marcado pelo calor. Nestes dois dias, a capital contará com dezenas de blocos pelas ruas, ensaios técnicos de escolas de samba e ainda teste de som no sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Somente neste sábado (22), 53 blocos estão programados para animar ruas e praças da cidade. O grande destaque é o Bloco da Favorita, que faz parte do circuito de megablocos e, desde às 7h, transformou a Rua Primeiro de Março, no centro da cidade, em um baile funk a céu aberto, cercado por foliões com as mais diversas fantasias.
Pertinho dali, a fanfarra O Baile Todo tomou a praça Marechal Âncora, fazendo os foliões enfrentarem o calor ao som de funk em ritmo de carnaval.
Entre os principais blocos do sábado estão ainda o Céu na Terra, em Santa Teresa, também pela manhã na região central, e o mais que tradicional Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, zona sul, a partir das 14h.
Há opções em outras regiões da cidade, como as zonas norte e oeste. A programação completa com horário e percurso está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A lista também pode ser encontrada no site Carnaval de Rua .
Pela estimativa da prefeitura do Rio de Janeiro, da última sexta-feira de janeiro (31) até o sábado seguinte ao carnaval, em 8 de maço, o carnaval de rua carioca deve atrair cerca de 6 milhões de pessoas em 470 blocos.
Este sábado terá mais uma noite de ensaios das escolas de samba do Grupo Especial no sambódromo da Marquês de Sapucaí. Será a vez de Beija-Flor , Mangueira , Vila Isabel e Portela.
Os ensaios técnicos são oportunidade para as escolas de samba levarem componentes para percorrer a avenida, ter contato com o samba-enredo, simular o desfile e ajustar coreografias e entrosamento entre as alas. Nessa fase, os carros alegóricos, as fantasias e algumas surpresas ainda não são revelados para o público.
As apresentações servirão também para testes de luz e som na Passarela do Samba.
A entrada do público é de graça. No último sábado (15), mais de 80 mil pessoas acompanharam os ensaios de Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).
A Riotur, empresa da prefeitura que promove o turismo na cidade, informou neste sábado que o Sambódromo recebeu alvará definitivo do Corpo de Bombeiro.
“O Certificado de Aprovação foi emitido na sexta-feira (21), pela Diretoria Geral de Serviços Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (DGST), após a regularização de todos os requisitos necessários, listados no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que garantiu o funcionamento da infraestrutura nos últimos anos”, diz o comunicado da Riotur.
A aprovação definitiva é considerada “um marco significativo” para a organização do carnaval. “Antes, o evento era realizado com documentos provisórios, emitidos às vésperas dos desfiles, o que comprometia o planejamento”, frisou em nota o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
O sábado no Rio é de tempo estável, apenas com variação de nebulosidade por conta da entrada de ventos úmidos no período da tarde. De acordo com o Alerta Rio, sistema de meteorologia da prefeitura carioca, o céu vai variar entre parcialmente nublado a nublado ao longo do dia. Não há previsão de chuva.
As temperaturas seguirão elevadas, com máxima prevista de 37°Celsius.
Desde sexta-feira (21), a cidade regrediu do nível 4 para 3 de calor, caracterizado por registro de índices de calor alto (36°C a 40°C) com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Ao longo da semana, a onda de calor fez a cidade chegar ao nível 4 pela primeira vez desde que o sistema de níveis de calor foi implementado, em junho de 2024.
De acordo com o Alerta Rio, nos últimos seis dias, quatro tiveram máximas acima de 40° C, com destaque para a segunda-feira (17), quando o termômetro alcançou 44°C .
 Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
  Geral  País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil   Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
  Tocantins  Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra   Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
  Tocantins  Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
  Tocantins  Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23   Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
  Geral  Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013   Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
  Tocantins  Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
  Tocantins  Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo    Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
  Tocantins   Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão   Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa
  Geral  Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 23° Máx. 38°