
Com o apoio da Polícia Civil, por meio das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deams), centenas de pessoas se reuniram na Avenida Juscelino Kubitschek, em Palmas, nesse sábado, 19,para uma caminhada de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Com o tema “Violência contra a mulher. Ignorar faz de você cúmplice desse crime”, a caminhada foi idealizada pelo Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde de Cultura de Paz - Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência, da Secretaria Municipal da Saúde (Nupav/Semus), e teve como objetivo sensibilizar a comunidade palmense sobre o combate à violência doméstica e feminicídio.
A coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, ressalta a importância dessa ação para que as mulheres consigam romper o ciclo da violência. “Essa caminhada mostra à população que não é só a mulher violentada que deve fazer a denúncia. Todos nós devemos estar atentos e denunciar”, afirmou.
Titular da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher, a delegada Suzana Fleury, destacou que o contato entre a rede de proteção à mulher e a comunidade é relevante para que as pessoas tenham acesso à informação. “A ação é de suma importância para que a população conheça os tipos de violência e locais de denúncia. As mulheres precisam saber que elas têm com quem contar”, enfatizou.
A delegada ainda reforçou a atuação da Polícia Civil no combate à violência doméstica durante a Operação Shamar, que terá início nesta segunda-feira, 21, e seguirá até o dia 15 de setembro. “Nesse período, todos os 139 municípios do Tocantins vão receber algum reforço para que as investigações de crimes de violência contra a mulher sejam intensificadas, além de verificações minuciosas de cumprimento às medidas protetivas, ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas”, explicou.
Operação Shamar
Promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), sob a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), a Operação Shamar compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança. As ações serão coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), vinculado à Superintendência de Segurança Integrada da Secretaria da Segurança Pública (SSI/SSP-TO).
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°