
Para reforçar a transparência na gestão dos recursos públicos, o Governo do Tocantins entregou, nesta quinta-feira, 27, o Balanço Geral das Contas de 2024 à Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO). O documento, que detalha receitas e despesas do Estado, foi repassado pelo Tesouro Estadual, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e recebido pelo secretário-chefe da CGE/TO, Murilo Centeno, e pela secretária-executiva do Tesouro, Ana Cristina Ribeiro.
A entrega do Balanço Geral das Contas do Estado é um passo fundamental para garantir a transparência na gestão pública. O documento reúne dados e informações técnicas que demonstram os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos em funções, subfunções, programas e ações governamentais ao longo do ano.
“Esse é um levantamento muito importante para a prestação das contas do Poder Executivo Estadual. A partir desse balanço geral, a gestão apresenta à sociedade todos os dados referentes aos investimentos. Com isso, o Governo do Tocantins cumpre o que determina a Lei n° 1.284/2001 [Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado – TCE/TO] e a Constituição Estadual”, destacou o gestor da CGE/TO.
O superintendente de Contabilidade Geralda Sefaz,MauricioParizzoto, explicou sobre o processo da entrega e as próximas etapas. “A Sefaz consolidou todas as informações de execução orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos, da Administração Direta e Indireta, e cumpriu o prazo da entrega dos balanços na forma das instruções normativas do Tribunal de Contas. Em seguida, a CGE fará a análise das contas para, posteriormente, fazer a entrega do balanço ao TCE”.
Também estiveram presentes na entrega dos relatórios, a diretora de Demonstrações Contábeis,Sorayma Soares de Almeida Viana, da Sefaz; a diretora de Controle da Gestão Governamental e Prevenção à Corrupção, Kilvânia Rodrigues de Melo Miranda; e o gerente de Análise, Demonstração e Consolidação das Contas, Fleuri Pereira dos Santos.
A análise do balanço geral pela Controladoria é a base para a elaboração do Relatório das Contas Consolidadas do Chefe do Poder Executivo Estadual.Inicialmente, esse documento final será apresentado ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) para análise. Em seguida, o processo é encaminhado à Assembleia Legislativa, que é responsável pelo julgamento das contas do Governo do Tocantins, finalizando a prestação de contas do Executivo.
Transparência e acesso às informações
Todas as informações sobre a prestação de contas do Governo do Tocantins ficam disponíveis noPortal da Transparência. No site, a população pode acessar os documentos de anos anteriores, permitindo o acompanhamento da gestão financeira do Estado ao longo do tempo.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°