
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

O Carnaval é festa, é alegria, e melhor ainda quando é em segurança! Esse é um fator determinante para o maior evento do norte do país, organizado pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Para garantir que os foliões se divirtam com tranquilidade, a festa conta com o total apoio da Polícia Militar, que atuará de forma reforçada no circuito e em toda a cidade.
O Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel. Wesley Costa, destacou o reforço no efetivo para garantir a segurança do folião no circuito, assim como no restante da cidade. Enfatizou que a Polícia Militar trabalha com uma estrutura planejada e estratégica para garantir a tranquilidade dos foliões dentro e fora do circuito.
Videomonitoramento
Como nos anos anteriores, o circuito contará com monitoramento completo por câmeras de alta resolução, por meio do sistema “Olho Vivo”. Câmeras estratégicas serão posicionadas em pontos-chave da estrutura do evento, permitindo o monitoramento em tempo real tanto na central do 4º BPM quanto na base de apoio da Polícia Militar montada no circuito.
Estrutura e Segurança Particular
A Prefeitura de Gurupi está trabalhando de forma integrada com os órgãos de segurança para garantir a tranquilidade da festa. Para isso, está viabilizando estrutura e suporte ao trabalho da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
Na estrutura do evento, estão montados quatro pontos elevados para facilitar a observação do ambiente pelos policiais. Além disso, será disponibilizado um efetivo de 100 seguranças particulares por dia para contribuir com a segurança do evento. O Município também contará com estandes de apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Saúde.
Espaço “Uma por Todas e Todas por Uma”
Uma das grandes novidades deste ano é a implementação do espaço “Uma por Todas e Todas por Uma”, um ambiente exclusivo para acolhimento, suporte e encaminhamento de ocorrências relacionadas à violência contra a mulher, com foco especial na prevenção da importunação sexual, uma das principais violações durante eventos festivos.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e Cidadania, com apoio do Ministério Público do Tocantins, da Defensoria Pública, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV) e da Patrulha Maria da Penha do 4º BPM.
A secretária de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini, reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir um evento seguro para todos. “Nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para que o Carnaval de Gurupi seja inesquecível, com toda a estrutura necessária para garantir a segurança e o bem-estar dos foliões. Estamos preparados para receber todos com responsabilidade e alegria”, destacou.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também ressaltou a importância da segurança para o sucesso do evento. “Nosso Carnaval é referência e, mais uma vez, estamos garantindo toda a estrutura necessária para que os foliões aproveitem com tranquilidade. Queremos que todos curtam essa grande festa com alegria e segurança. Venham participar e fazer parte dessa celebração maravilhosa que preparamos”, convidou a prefeita.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°