
Neste sábado (7) e domingo (8), a cúpula e o Anexo 1 do Senado serão iluminados de roxo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em 8 de março. A solicitação é da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora da Mulher, com apoio da senadora Leila Barros (PDT-DF), líder da Bancada Feminina.
A criação do Dia Internacional da Mulher costuma ser atribuída a um incêndio em uma fábrica têxtil ocorrido em 1911, em Nova York, quando cerca de 130 operárias morreram. Mas, apesar de o fato ter marcado a história, as movimentações femininas que culminaram na criação da data começaram muito antes do incêndio, segundo a historiadora Ana Izabel Gonzalez, no livro As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Vários estudos registram protestos de mulheres, principalmente da classe operária, por melhores condições de trabalho, desde o século 19, em países da Europa e nos Estados Unidos.
Segundo a socióloga e professora da USP Eva BlayA a criação de uma data para celebrar o Dia Internacional da Mulher, partiu da líder comunista alemã Clara Zetkin, em 1910, durante um Congresso Internacional de Mulheres Socialistas.
Senado Federal CRE aprova Sérgio Rodrigues dos Santos como embaixador na Rússia
Senado Federal CSP aprova regras para abordagem da polícia a pessoa em crise mental
Senado Federal CRE aprova André Veras Guimarães para embaixada no Irã; indicação vai a Plenário Mín. 23° Máx. 36°