
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inicia na segunda-feira, 10, a aplicação da Avaliação Formativa Diagnóstica, parte do Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto). A iniciativa tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A avaliação, elaborada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), abrangerá cerca de 160 mil estudantes, sendo 39 mil do 2º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal; e aproximadamente 123 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio da rede estadual.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatiza a importância de todos se envolverem no processo avaliativo. “É um compromisso do Governo do Tocantins promover a educação para todo o território. Todas as Superintendências Regionais de Educação receberam formação sobre os procedimentos de aplicação dos testes. Com essa primeira aplicação, que é diagnóstica, queremos identificar aquilo que deve ser melhorado. Dessa forma, podemos apontar solução e buscar uma educação que transforme a vida dos nossos estudantes”, pontua.
Período de aplicação
Estudantes do ensino fundamental e do ensino médio farão as provas, no formato impresso, entre os dias 10 e 14 de março. No formato digital, para o ensino médio, o prazo se estende até o dia 19 de março.
Saeto
O Saeto visa constituir indicadores e diagnósticos que orientem a formulação de políticas públicas voltadas à qualidade da oferta educacional nas redes municipais e estadual de educação do Tocantins. O Saeto também contempla a elaboração dos Índices de Desempenho Escolar do Estado do Tocantins (Ideto).
A avaliação é aplicada em três fases distintas, sendo duas Avaliações Formativas e uma Avaliação Somativa. A Avaliação Formativa funciona como diagnóstico, em que faz o mapeamento do nível de aprendizagem inicial dos estudantes; e avaliação de acompanhamento, que monitora a progressão da aprendizagem durante o ano letivo.
Por fim, será aplicada a Avaliação Somativa, para verificar as aprendizagens adquiridas no final dos ciclos como anos iniciais, anos finais e ensino médio. O propósito é que, com os dados em mão, sejam implementados ações corretivas e ajustes no processo educacional, visando preparar melhor os alunos para futuros desafios acadêmicos.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°