
Para ampliar o conhecimento sobre os sítios rupestres da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado e sensibilizar o público para a urgência da criação de estratégias voltadas à conservação desse patrimônio, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), realiza na segunda, 10, e na terça-feira, 11, em Lajeado e Tocantínia, a exposiçãoEcos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado.
A exposição é um dos desdobramentos do projetoMapeamento e levantamento do estado de conservação de sítios arqueológicos rupestres cadastrados na Área Estadual de Proteção Ambiental Serra do Lajeado, desenvolvido pelo Nuta/Unitins e financiado pela Fapt/Naturatins, por meio do Edital Fapt/Naturatins – Meio Ambiente. O projeto teve início em maio de 2023 e segue até o mês de julho.
O projeto já identificou cinco novos sítios rupestres, que serão cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de um sítio cerâmico localizado em situação de risco, exigindo o resgate do material para evitar sua destruição. Após a conclusão desta pesquisa, será elaborado um novo projeto específico para o resgate do material cerâmico identificado.
Exposição
A exposição apresenta registros fotográficos dos sítios rupestres da APA Serra do Lajeado, destacando painéis rupestres, o contexto ambiental e os desafios para a conservação desse patrimônio cultural. As imagens foram produzidas ao longo do trabalho de campo, revelando o potencial arqueológico da região e os vetores de impacto da arte rupestre.
Em Lajeado, o evento de abertura ocorrerá na segunda-feira, 10, às 14h30, com as palestras realizadas no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho; e a exposição na Casa de Memória de Lajeado – Libânia Gomes Monteiro.
Em Tocantínia, o evento será na terça-feira, 11, às 8h30, no Centro de Referência do Projeto Leitura Viva. As palestras abordarão a pesquisa de campo; a localização dos sítios e suas características; o estado de conservação dos painéis rupestres; propostas para gestão e conservação; e a exposição fotográficaEcos da Serra. A exposição será aberta à visitação e permanecerá disponível nas duas cidades até o dia 2 de abril.
O curador do Nuta, professor doutor Genilson Nolasco, destaca que a pesquisa e a exposição representam um avanço na compreensão e na conservação dos sítios rupestres da APA Serra do Lajeado, trazendo subsídios para a gestão desse patrimônio arqueológico. "A ausência de registros detalhados sobre o estado de conservação desses sítios evidenciou a necessidade de um levantamento que permitisse avaliar os danos acumulados ao longo do tempo, compreender os principais vetores responsáveis por sua degradação e propor estratégias para minimizar esses impactos", pontua.
A proposta dos pesquisadores é de que sejam adotadas medidas que não apenas amenizem ou impeçam o processo de degradação, mas que também promovam o conhecimento sobre esse patrimônio e sua importância para a ciência, a educação, a identidade cultural e o turismo, além da história da região.
"A proteção desses sítios deve ir além da conservação material e ser compreendida como parte de um processo mais amplo de valorização do território e das práticas culturais que dele fazem parte. Além disso, os dados levantados pelo projeto servirão de base para futuras iniciativas que aprimorem a gestão e a salvaguarda desses sítios, consolidando uma abordagem que integre pesquisa científica, educação patrimonial e planejamento territorial", ressalta o curador do Nuta, professor doutor Genilson Nolasco.
Nuta
O Nuta atua no desenvolvimento de pesquisas no campo da arqueologia e do patrimônio cultural. Os resultados dessas pesquisas têm contribuído para a ampliação do conhecimento científico sobre a presença humana na região, com sítios arqueológicos datados em aproximadamente 12 mil anos e sobre os patrimônios culturais produzidos pelos mais diversos contextos sociais existentes no Tocantins.
O Nuta está localizado no bairro Jardins dos Ipês, Quadra 20, Lote 65, Anel Viário da Rodovia TO-050, em Porto Nacional.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°