
O Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado, 8 de março, simboliza a luta por direitos e as conquistas ao longo da história. No Tocantins, o Governo do Estado reforça o compromisso com as mulheres por meio de políticas públicas que garantam equidade, respeito e justiça, assegurando mais presença e assistência.
Sob a gestão do governador Wanderlei Barbosa, avanços significativos foram alcançados, como a criação da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), uma das pioneiras no país. A pasta atua diretamente na formulação e na execução de programas e serviços voltados ao público feminino, priorizando áreas essenciais para o desenvolvimento e o amparo das mulheres.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, destaca que a iniciativa fortalece os ideais do governo, promovendo ações inclusivas e efetivas. “Com dois anos de existência, a SecMulher já está presente nos 139 municípios do Tocantins. Nosso objetivo é torná-la cada vez mais conhecida, pois é a principal porta de entrada para o acolhimento e o suporte às mulheres. Mesmo sendo recente, a secretaria já conta com 58 OPMs [Organismos de Políticas para Mulheres], que reforçam nossas ações nos municípios, incentivando as mulheres a serem protagonistas de suas histórias, mais empreendedoras e otimistas quanto às oportunidades que essas políticas proporcionam”, pontua.
Programas da SecMulher
Nos últimos três anos, a Secretaria de Estado da Mulher promoveu ações estratégicas e projetos transformadores, como a Casa da Mulher Brasileira – iniciativa do governo federal em parceria com o Estado; os projetosAbraçando a Mulher Idosa,Feminicídio Zero,Nenhuma FaltandoeTocantins Sem Misoginia; o programaVida de Mulher; aCaravana Todas Fortes por Elas; e a campanhaOutubro Rosa. Outras iniciativas voltadas ao público feminino estão estruturadas no plano de governo, abrangendo diferentes áreas essenciais para a construção de um Tocantins mais inclusivo e justo para as mulheres.
Fomento
A Agência de Fomento do Tocantins lança, na terça-feira, 11, uma linha de crédito especial para mulheres empreendedoras. A iniciativa visa fortalecer aquelas que estão à frente de pequenos e médios negócios, com prazos de até 60 meses e taxas acessíveis, podendo chegar a 0,98% ao mês.
A Agência também desenvolveu outras linhas de crédito voltadas para mulheres, incluindo o programaMães Empreendedoras, alusivo ao Dia das Mães, que contempla micro, pequenas e médias empresas, estando disponível durante os meses de maio e junho; além da linhaFomenTO Outubro Rosa, que beneficia empreendedoras com financiamento para capital fixo e de giro. Os valores disponibilizados variaram entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, conforme a modalidade e a análise de crédito.
Segurança
A segurança das mulheres é prioridade no Tocantins. O estado conta com três Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), duas em Palmas e uma Araguaína; além de 11 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMVs), espalhadas pelos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Colinas, Guaraí, Paraíso, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Arraias. Em Palmas, há ainda uma Central de Atendimento 24 horas, em Taquaralto, e está em estudo a implantação de mais duas centrais, em Araguaína e Gurupi.
A tecnologia também é uma aliada. O aplicativoSalve Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), permite denúncias anônimas e solicitação de medidas protetivas de urgência. Até agora, foram registrados 2.368 downloads, 303 mulheres cadastradas e 149 denúncias, resultando na instauração de inquéritos e na emissão de 94 medidas protetivas.
A delegada Fernanda de Siqueira Correia, da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) Palmas, explica que o aplicativo é constantemente divulgado, reforçando a aproximação da instituição com as mulheres de todo o Tocantins. “OSalve Mulheré um aplicativo desenvolvido para apoiar mulheres, oferecendo informações sobre os tipos de violência, formas de denúncias e a possibilidade de realizá-las de forma anônima ou pedir medida protetiva diretamente pela plataforma. Os objetivos são dar suporte e garantir que a mulher tenha em mãos uma ferramenta eficaz para buscar ajuda”, pontua.
Saúde
O Tocantins conta com 17 unidades hospitalares, incluindo três maternidades públicas e uma filantrópica. O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (Palmas); o Hospital Materno Infantil Tia Dedé (Porto Nacional); o Hospital Materno Infantil de Gurupi; e o Hospital e Maternidade Dom Orione (em Araguaína), parceiro do Estado, são referências em saúde da mulher.
Além disso, outros 12 hospitais regionais realizam partos de risco habitual, garantindo assistência a gestantes sem comorbidades. Juntas, as unidades estaduais realizam, anualmente, cerca de 20 mil partos, 4 mil mamografias e 11 mil exames citopatológicos. Para ampliar a rede de assistência, o Governo do Tocantins já assinou o contrato para a construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, na capital.
A dona de casa Genezi Ribeiro deu à luz as gêmeas Emanuelle e Ellen, que nasceram no dia 26 de fevereiro no Hospital e Maternidade Dona Regina, onde receberam todo o suporte da equipe médica da unidade hospitalar. “Tive um atendimento ágil e foi tudo bem-sucedido”, salienta, ao reforçar que precisou de mais atenção, por ser uma gravidez de gêmeas. “Deu tudo muito certo, tive toda a assistência. No começo dá um pouco de medo, mas agora, depois de todo esse acompanhamento, só consigo sorrir”, conclui.
Inclusão e oportunidade
A Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) oferta cursos para capacitação a cerca de 2,5 mil pessoas anualmente, sendo 95% mulheres. No Tocantins, 263.123 mulheres são beneficiárias doBolsa Família. O programaJovem Trabalhadoratende o público entre 16 e 21 anos, oferecendo contrato formal de até um ano, meio salário-mínimo e benefícios como vale-transporte, 13º salário e apoio psicossocial. Atualmente, 1.739 mulheres participam do programa.
Ressocialização
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) investe na ressocialização de mulheres privadas de liberdade, oferecendo educação formal e cursos profissionalizantes em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Senar e o Senac. As unidades femininas em Ananás, Miranorte, Palmas e Talismã ofertam capacitação em diversas áreas, buscando a reinserção social e a redução da reincidência criminal.
No mês de março, são realizadas oficinas de empoderamento e autoestima, rodas de conversa e atividades culturais em ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher. No mês de setembro, existe uma programação voltada para a conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. Já em outubro, é reforçada a campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, com exames clínicos e orientações sobre saúde feminina, incluindo a intensificação de testes para HPV, sífilis, hepatite B e HIV.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°