
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), por meio da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) em Palmas, está promovendo uma capacitação para os alunos do Curso de Formação da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), que conta com a participação de aproximadamente 100 alunos.
O curso é a 6ª e última etapa classificatória e eliminatória e visa aprimorar os conhecimentos e a preparação dos agentes para atuar de maneira eficaz no combate ao tráfico de drogas e na aplicação correta da legislação.
Sob a orientação dos delegados Alexander Pereira Costa e Thyago Bustorff, os alunos estão sendo atualizados sobre os julgados mais recentes dos Tribunais Superiores que tratam das atribuições das Guardas Municipais, com ênfase no uso de força e nas permissões legais para busca pessoal e domiciliar. As questões são fundamentais para garantir que os guardas atuem dentro dos limites legais, especialmente em investigações de tráfico de entorpecentes.
Além dos aspectos jurídicos, o curso também aborda práticas relacionadas ao comércio ilegal de drogas na Capital. Os alunos estão aprendendo a identificar e atuar de maneira segura diante dos diferentes tipos de entorpecentes comercializados, além de conhecerem as estratégias utilizadas pelos traficantes para encobrir suas ações. O conteúdo prático é essencial para preparar os futuros agentes da GMP a agirem com precisão e controle em situações de risco.
O delegado Alexander Pereira da Costa, responsável pela formação, destacou a importância da integração entre as forças de segurança, que visa aprimorar as competências dos agentes e prepará-los para enfrentar os desafios de maneira eficiente. "A capacitação dos agentes da Guarda Metropolitana de Palmas é fundamental para que eles atuem com responsabilidade e segurança em situações de risco. Este curso é fundamental na formação desses profissionais e reflete o compromisso com a qualidade na atuação da segurança pública", afirma.
O delegado Thyago Bustorff também ressaltou a importância da atualização contínua dos guardas municipais, principalmente em relação às questões legais envolvendo a busca pessoal e domiciliar, ressaltando que o respeito aos direitos individuais e a legalidade são fundamentais para o sucesso das operações.
Com previsão de encerramento para o mês de maio, o curso segue capacitando os agentes, para garantir a ordem e a segurança da população de Palmas.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°