
A formação para professores em Neuroeducação, promovida pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), teve início nesta terça-feira, 11, em Palmas, para as equipes da rede municipal de ensino. O evento segue até quinta-feira, 13.
A formação integra os eixos Profe nos Municípios e Profe Inclusão, do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), e fortalece a parceria entre Estado e os 139 municípios tocantinenses para aprimorar a educação municipal e estadual.
A capacitação busca qualificar profissionais da educação para identificar sinais de alerta para transtornos do neurodesenvolvimento nos estudantes. Participam professores do 2º ano do Ensino Fundamental I, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais e equipes das Secretarias Municipais de Educação.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, destacou a importância do evento para o fortalecimento da educação e do regime de colaboração entre Estado e municípios. “Com essa capacitação em Neuroeducação, estamos dando um passo importante para que os professores de todo o estado possam identificar e compreender as necessidades dos estudantes. A parceria entre Estado e municípios fortalece o regime de colaboração e assegura que cada criança tenha acesso a um ensino de qualidade, com equidade e respeito às suas particularidades”, reforçou.
A superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Márcia Brasileiro, ressaltou que a formação consolida a educação como um compromisso de todo o território. “Mais uma vez estamos consolidando o regime de colaboração e uma educação de território, capacitando professores do segundo ano do ensino fundamental para atuar com a neuroeducação e garantir que todos os estudantes tenham oportunidade de aprender na idade ideal”, completou.
Educação inclusiva
A formação tem sido bem recebida pelos profissionais da educação municipal, que destacam sua importância na identificação precoce de dificuldades de aprendizagem dos estudantes e no aprimoramento das práticas pedagógicas.
A orientadora educacional da rede municipal de Palmas, Denilza Santos Santana, ressaltou a relevância do evento para a identificação de estudantes atípicos na escola. “Estou achando a formação muito produtiva e contribui para os afazeres pedagógicos e para a tomada de decisão certa e concreta a cada atipicidade apresentada pelos estudantes. A junção do Estado e município é a plenitude para a educação como um todo”, pontuou.
O psicólogo da rede municipal de Porto Nacional, Jucimar Ribeiro, frisou que a capacitação está ampliando o conhecimento sobre dificuldades de aprendizagem. “Estamos recebendo diversas informações que vão nos auxiliar no conhecimento mais aprofundado acerca das dificuldades de aprendizagem de diversos casos de estudantes da rede municipal de ensino. Com essa capacitação, os professores, psicólogos e aqueles que trabalham na rede de ensino poderão, com mais propriedade, identificar as dificuldades e ajudar não somente as escolas, mas muitas famílias que enfrentam dificuldades no acolhimento dessas crianças”, completou.
A orientadora pedagógica do município de Sucupira, Lázara Lacerda, destacou o impacto positivo da colaboração entre os entes federativos. “A parceria entre Estado e município é muito importante porque um auxilia o outro. E nós, enquanto educadores, queremos que o estudante se torne um cidadão pensante, então acredito que essas capacitações vão auxiliar o nosso trabalho nesse sentido”, afirmou.
Programação
Os dois primeiros dias de formação são voltados para os profissionais da educação municipal, enquanto o terceiro dia abrange os profissionais da rede estadual de ensino.
Durante os três dias, especialistas abordarão temas como desenvolvimento adequado da criança, transtornos do espectro autista, transtornos específicos da aprendizagem, déficit de atenção e hiperatividade, superdotação, inclusão no ambiente escolar e estratégias de intervenção. Entre os palestrantes, estão médicos, psicólogos e educadores com ampla experiência na área.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°