
O Festival Favela Talks, contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Música 2022, será realizado entre os dias 21 e 29 de agosto, e 1º de setembro de 2023, em três locais do Distrito Federal. São eles: Complexo Cultural de Samambaia, Instituto Federal de Brasília (IFB), na Asa Norte, e espaço A Pilastra, em Guará. O evento é voltado a jovens das periferias que buscam capacitação em negócios e carreiras criativas no campo da música e da cultura urbana. A entrada é gratuita.
Segundo os organizadores, o Festival Favela Talks foi criado no contexto do Favela Sounds, e configura um ambiente de mercado pensado para potencializar carreiras na criatividade periférica. “Esse formato vem sendo construído e experimentado desde 2019. Mas só ganhou sua 1ª edição em 2022, como projeto independente ao festival, e que ficou conhecido como o maior evento brasileiro ligado à música periférica. A edição 2023 chega à Samambaia, com programação gratuita de oficinas e debates”, ressaltam.
Criação de conteúdo para redes sociais; branding para a música, festivais e artistas; direção cênica de shows e espetáculos, e direção de palco para shows e festivais, são os temas das oficinas oferecidas pelo festival. As atividades são ministradas por quatro oficineiros: a influenciadora digital Jacira Doce, o estrategista de música Felipe Qualquer, a bailarina Ingrid Soares, e a diretora de palco Kika Carvalho.
Em formato de bate-papo, os debates do dia 1º de setembro, serão realizados das 13h30 às 18h30. Temas como: desafios da monetização da música no digital; as formas de criar pontes entre música e o mercado de mídia e publicidade; as boas estratégias de circulação para a música; a presença feminina no mercado musical; e uma conversa sobre os festivais de música preta e periférica do Brasil, com a presença do Afropunk, de Salvador (BA), e do Psica, de Belém (PA), estão na agenda. As inscrições estão abertas na Plataforma Sympla. Serão disponibilizados certificados de participação.
Entre os convidados para os debates estão: Karen Cunha, responsável pelas carreiras de Bixarte e Darryl Hurs, além dos festivais Nation x Nation e Indie Week de Toronto; Claudia Assef, criadora do Women’s Music Event; Michelly Mury, diretora de Labels, da distribuidora de música Altafonte; Guta Braga, advogada especialista em direitos patrimoniais; Ismael Fagundes, programador do Festival Afropunk; Gerson Junior, diretor do Festival Psica, dentre outros.
Após o evento, os participantes poderão ingressar num ônibus gratuito direto para os shows do Favela Sounds, no Museu Nacional da República.
Serviço:
Festival Favela Talks
Oficinas e debates sobre negócios e carreiras criativas no campo da música e da cultura urbana
Entrada gratuita
Oficinas: de 21 a 29 de agosto (Inscrições encerradas)
Debates: 1º de setembro, das 13h30 às 18h30
Inscrições abertas na Plataforma Sympla
Saiba mais sobre o evento e a programação no site do festival, aqui
Local:Complexo Cultural Samambaia
Quadra 301 Conjunto 05 Lote 01, Samambaia (DF)
Projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Festivais de Música 2022
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 24° Máx. 38°