
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza encontro com Superintendentes Regionais de Educação, Dirigentes Municipais e Articuladores Regionais e Municipais de Gestão e Formação, para discutir política pública de ensino e aprendizagem para alfabetização. A programação teve início nessa quarta-feira,12, e segue nesta quinta-feira, 13, em Palmas.
O encontro tem como objetivo a pactuação das premissas do Programa, em que consolida as diretrizes para o fortalecimento da alfabetização na idade esperada.
A programação, de forma estruturada, proporciona formação, troca de experiências e alinhamento de práticas pedagógicas que irão impactar na qualidade do ensino no território do Tocantins. Constam cinco eixos em destaque como governança e gestão estratégica; formação continuada de profissionais da educação; avaliação e monitoramento dos indicadores de aprendizagem; incentivo e valorização de boas práticas pedagógicas; e material didático complementar.
Além das palestras programadas para o evento inaugural, os participantes participam de mentorias, oficinas e demais encontros, conforme estabelecido no plano formativo, numa abordagem que fortalece a atuação dos gestores, na garantia de suporte contínuo na implementação das políticas de alfabetização.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, destaca a iniciativa. “É um compromisso do Governo do Tocantins com a qualificação das lideranças para o aprimoramento das políticas educacionais, garantindo uma atuação integrada e eficaz entre os municípios”, pontuou.
As palestras em destaques da manhã desta quarta-feira, 12, trataram de temas como o regime de colaboração como força potencial na educação e a alfabetização como centro da política pública de Educação, além de falas de gestores educacionais.
A secretária Executiva de Cooperação com os municípios, da Secretaria de Estado da Educação do Ceará, Emanuelle Grace, proferiu a palestra “O Regime de Colaboração como força potencial na educação”. A palestrante destacou a importância das condicionalidades para a melhoria da educação. “Atendendo a todas as condicionalidades, podemos avançar. A partir do momento que avaliamos, é que podemos ensinar. A avaliação deve ter o objetivo de aprimorar o trabalho”, enfatizou a palestrante.
O palestrante José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, Veveu Arruda, presidente da Associação Bem Comum, proferiu a palestra “A Alfabetização como centro da política pública de Educação”. Para ele, a alfabetização vai além de se aprender a ler e a escrever. “A aquisição da língua é intuitiva, mas aprender a ler e a escrever se consegue por meio do ensino. Na alfabetização, o estudante aprende a ser alfabetizado para além de ler e escrever. Sentimentos como solidariedade, e outros comportamentos vão além da sala de aula. Temos muitas dimensões que devem ser levadas em consideração, o que depende do professor ou da professora”, concluiu Veveu Arruda.
A secretária Municipal de Educação de Porto Nacional, Joana dos Reis Neres, comentou sobre a importância da articulação. “Fortalece o trabalho com a alfabetização. Todos podemos crescer juntos, em colaboração coletiva entre Estado e municípios”, destacou Joana Neres.
A articuladora municipal do Programa Alfabetiza Mais Tocantins, no município de Araguaína, Vânia Silva Araújo, comenta de sua expectativa. “Estamos otimistas em Araguaína, nossas escolas avançaram muito com o regime de colaboração. O monitoramento do trabalho é importante, pois contribuem muito para o sucesso tanto da alfabetização como para outras habilidades socioemocionais”, pontuou.
A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime-TO) pontuou sobre a promoção da educação. “O Estado está proporcionando condições às pessoas para que elas tenham educação de qualidade. Essa formação coloca o Tocantins como referência no regime de colaboração com os municípios”, finalizou.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°