

Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Fotos: Arquivo Equipe de Combate às Endemias
Para prevenir acidentes com escorpiões, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando o trabalho de busca ativa desses animais em diversos bairros da cidade. Agentes de Combate às Endemias realizam busca ativa do animal todas as terças e quintas-feiras, priorizando locais com maior incidência, como os setores União e Canaã, além de atender notificações e chamados da população.
O trabalho, iniciado em novembro, é realizado em duas etapas, uma durante o dia, em que os agentes vão até a residência preparar o local e retornam à noite para a busca, horário em que os escorpiões são mais ativos. Para facilitar a localização dos animais, os agentes utilizam lanternas com luz UV (luz negra), que revelam o escorpião no escuro.
Ações como essa são especialmente importantes no período chuvoso, quando há aumento na presença desses animais. Crianças de até 10 anos e idosos estão entre os grupos mais vulneráveis em caso de acidentes.
Orientações em caso de encontro com escorpiões
A coordenadora de Endemias, Nathalia Rodrigues, reforça que, ao encontrar um escorpião, o ideal é entrar em contato imediatamente com o CCZ pelo telefone (63) 3315-0098. “Se for tentar capturar o animal, é importante não esmagá-lo, pois isso prejudica a identificação da espécie. Bata levemente com o chinelo para imobilizá-lo e tente colocá-lo em um pote para envio ao CCZ”, orienta.
Em caso de acidente a orientação é procurar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) imediatamente para notificação e tratamento.
Cuidados para evitar a presença de escorpiões em residências
A população deve adotar medidas preventivas:
Vedação: Tampar ralos, frestas, soleiras de portas e janelas (principalmente ao entardecer).
Limpeza: Evitar acúmulo de entulho, lixo doméstico, folhas secas e materiais de construção.
Atenção a caixa de gordura: realizar limpeza e dedetizar, pois é onde geralmente ficam insetos como baratas e grilos que são alimentos do escorpião.
Manutenção: Manter quintais limpos, grama aparada e evitar folhagens densas junto a paredes.
Atenção a objetos: Sacudir roupas, sapatos e toalhas antes de usar.
Proteção: Usar telas em ralos, afastar camas de paredes e evitar que roupas de cama encostem no chão.
Espécies mais comuns na região
Os principais são o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e o Tityus confluens, além de espécies marrons e pretas. Todos podem causar acidentes graves.
A Prefeitura de Gurupi reforça a importância da prevenção e da participação da comunidade. Em caso de avistamento ou acidente, entre em contato com o CCZ: (63) 3315-0098.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 26° Máx. 38°