
A votação do orçamento da União de 2025 na Comissão Mista de Orçamento (CMO), inicialmente prevista para esta quarta-feira (19), foi adiada para a sexta-feira (21) .
Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa passar por votação conjunta dos plenários da Câmara e do Senado, além de ser sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Já a conclusão da votação do orçamento pelos plenários do Congresso Nacional pode ficar para abril por causa de uma viagem programada ao Japão dos presidentes da Câmara, deputado Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolubre, que devem acompanhar o presidente Lula.
O presidente da CMO, deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), justificou que o atraso na votação se deve aos “inúmeros ofícios” enviados desde a última sexta-feira (14) pelo Ministério do Planejamento sugerindo mudanças no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
“As alterações levam os técnicos da consultoria de Orçamento a praticamente rever todo o texto do relatório final do senador Ângelo Coronel (União-BA). Mas o importante é que agora estamos prontos para concluir nossa missão”, afirmou em nota.
Em entrevista nesta terça-feira (18), o senador Coronel, relator da PLOA 2025, explicou que ainda aguarda um ofício do Executivo.
“Ontem surgiu um novo ofício do Banco Central para atender questões do Pix. A Casa Civil do Governo também pediu para aguardar mais um pouco para enviar um novo ofício no dia de hoje. Então, estou esperando para enviar para consultoria para fechar o orçamento. Isso vai depender da demora do governo”, disse em entrevista à Rádio Senado.
O novo cronograma prevê uma reunião de líderes da CMO na quarta-feira (19), seguida pela apresentação e leitura do parecer do relator Ângelo Coronel, na quinta-feira (20), quando será aberto o prazo para apresentação de destaques com pedidos de alterações no projeto pelos partidos.
Assim, a votação da PLOA na CMO ficou marcada para a sexta-feira (21) .
A mudança das datas tende a transferir a votação nos plenários para a próxima semana, mas o relator avalia que a votação final deve mesmo ficar para a primeira semana de abril.
Na última quinta-feira (13), o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), revelou que o acordo com o governo é para o orçamento ser concluído até, no máximo, o dia 28 de março, final da próxima semana .
O senador Coronel, porém, apresentou dúvidas sobre se será possível fechar o orçamento na próxima semana, uma vez que há a expectativa da viagem ao Japão dos presidentes das Casas legislativas.
“Provavelmente, nós vamos pular a semana que vem e deixar para votar a partir do dia 30 com o retorno do presidente Hugo Motta e do presidente Davi Alcolumbre”, completou o relator.
O Orçamento de 2025 deveria ter sido votado no fim do ano passado , segundo determina a Constituição Federal. Porém, por falta de acordo, a votação da peça orçamentária foi adiada para este ano.
Ação Parlamentar Vereador Juarez Rigol Celebra a Conferência 'Aliança' da Mocidade Geração de Adoradores da Congregação Nova Jerusalém
Ação Parlamentar LED É ECONOMIA E SEGURANÇA: Vereador Juarez Rigol Elogia Gestão de Eduardo Siqueira Campos na Entrega de Iluminação no Jardim Aureny III
Ação Parlamentar Em defesa da melhor idade: Vereador Juarez Rigol participa de Seminário da Pessoa Idosa no TJTO
Ação Parlamentar Projeto 'Cidade Barriga Cheia' é aprovado em 1º turno e propõe criação de pomares comunitários em Palmas
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos comemora avanço da pavimentação na Baixada do Aureny III após aprovação de requerimento apresentado no início do mandato
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos tem requerimento aprovado para criação de centro do autista em Palmas
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos prestigia início das obras da Baixada do Aureny III
Ação Parlamentar Dian Carlos comemora avanço da pavimentação na Baixada do Aureny III após aprovação de requerimento apresentado por ele
Ação Parlamentar Vereador Dr. Vinicius solicita da SEMUS informações sobre o número de exames Papanicolau e mamografias realizados em Palmas, em 2025 Mín. 23° Máx. 36°