
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), promove no dia 27 de março, a partir das 8h30, o Seminário de Bioeconomia, em Palmas. O evento será realizado no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
O evento tem como objetivo fortalecer as cadeias de valor da sociobiodiversidade, com enfoque no agroextrativismo, visando à geração de renda e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do estado.
De acordo com a engenheira agrônoma da Seagro e uma das organizadoras do evento, Francisca Marta Barbosa, o seminário busca fortalecer as organizações agroextrativistas da agricultura familiar no Tocantins. “A intenção é estimular as atividades das cadeias da sociobiodiversidade, dando visibilidade ao trabalho das agroextrativistas, promovendo a geração de renda dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, baseado nos três pilares: ambiental, econômico e social”, explicou.
Programação e debates
No período da manhã, a primeira palestra abordará o tema central do seminário,Bioeconomia e Agricultura Familiar, ministrada pela pesquisadora e colaboradora da Fiocruz, Joseane Costa, e pela coordenadora-geral da Secretaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ana Luiza Arraes.
Na sequência, serão apresentadas as fases do projeto de Bioeconomia no Tocantins pela engenheira agrônoma da Seagro, Marta Barbosa e pela engenheira de Alimentos da Secretaria da Indústria e Comercio (Sics), Verônica França.
Já na parte da tarde, a Secretaria Estadual da Indústria e Comércio (Sics) apresentará o projeto Produtos da Terra. Em seguida, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcos Túlio, detalhará as ações do Programa de Aquisição de Alimentos no Tocantins.
As discussões sobre as cadeias de valor da sociobiodiversidade contarão ainda com a participação do chefe de gabinete da Secretaria de Bioeconomia, ligada ao MDA, Daniel Bérgamo e a equipe técnica da Articulafito/Fiocruz/MDA.
Participantes
O evento espera reunir cerca de 300 participantes, entre agroextrativistas, agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas, além de prefeitos e secretários municipais de agricultura. As inscrições serão realizadas no local do evento.
Exposição
Durante o seminário, haverá uma exposição de diversos produtos in natura e processados do Cerrado tocantinense, como biojoias, compotas, licores e doces de buriti, caju, murici e mangaba, além de geleias, produtos derivados do pequi, bolos variados e artesanato de capim-dourado e coco babaçu.
Grupo Gestor e parceiros
Na ocasião, será criado e formalizado o Grupo Gestor, composto por representantes das seguintes instituições: MDA, Seagro, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Embrapa, Associação das Mulheres Unidas do Jalapão (AMA Cantão), Projeto de Assentamento PA Mariana, Consaúde/EFA de Porto Nacional, Articulafito/Fiocruz e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Cadeias de valor da sociobiodiversidade
As cadeias de valor da sociobiodiversidade representam a integração sustentável de produtos e serviços originados da biodiversidade, com foco na valorização do conhecimento tradicional e na inclusão social de comunidades agroextrativistas, indígenas e quilombolas. Elas envolvem todas as etapas da produção, desde a coleta, manejo e beneficiamento até a comercialização, garantindo que os benefícios econômicos sejam distribuídos de forma justa entre os envolvidos.
Além disso, essas cadeias promovem a conservação dos ecossistemas, agregando valor aos recursos naturais por meio do uso sustentável e incentivando políticas que equilibram desenvolvimento econômico, proteção ambiental e fortalecimento cultural das populações tradicionais.
Tocantins Governo do Tocantins promove encontro de secretários municipais para adesão sanitária de produtos de origem animal
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1ª edição da Caravana da Produção de Grãos e apresenta alternativa de plantio de arroz em terras altas, em Miracema
Tocantins Governo do Tocantins encerra 1ª edição da Caravana da Produção de Grãos apresentando alternativa de plantio de arroz em terras altas, em Miracema
Tocantins Na região oeste do estado, Governo do Tocantins apresenta aos produtores rurais tecnologias de ponta para o cultivo de grãos
Tocantins Caravana da Produção de Grãos, realizada pelo Governo do Tocantins, segue com apresentações de tecnologias agrícolas no sul do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins abre a Caravana da Produção de Grãos destacando tecnologias avançadas da agricultura no estado
Tocantins Realizada pelo Governo do Tocantins, Agrotins torna-se referência para o estado de Goiás na implantação de novo projeto
Tocantins Em Divinópolis, Governo do Tocantins participa do 2º Festival do Buriti e Feira Agrocultural
Tocantins Governo do Tocantins abre inscrições para 1ª edição da Caravana da Produção de Grãos Mín. 27° Máx. 38°