
Com o objetivo de oferecer aos pequenos e médios produtores rurais tocantinenses uma oportunidade para devolverem as embalagens vazias de agrotóxicos, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e as associações de revendedores de insumos agropecuários divulgaram o calendário de ações do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para 2025. Neste ano, serão contemplados 39 municípios de todas as regiões do Tocantins.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou a importância do projeto para a retirada deste passivo do campo e lembrou que a devolução dessas embalagens é obrigatória para todos os produtores rurais. “Sabendo da dificuldade dos pequenos e médios produtores em devolver estas embalagens nos devidos locais, que muitas vezes estão distantes, unimos com as entidades para oferecer a este público uma oportunidade de devolver suas embalagens no seu município. Este ano, estamos ampliando o atendimento do projeto para 39 municípios”, pontuou Paulo Lima.
O gerente de Inspeção Vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, explicou que a Adapec é um órgão estadual de fiscalização da destinação correta dessas embalagens e contribui na divulgação das ações e na sensibilização aos produtores rurais. “Quando o produtor adquire um defensivo agrícola, ele é obrigado a devolver esta embalagem no local indicado na nota fiscal, sob pena de ser autuado, caso haja uma fiscalização em sua propriedade, por isso, orientamos os pequenos produtores para que aproveitem estas oportunidades dos RIs e façam a devolução das suas embalagens de forma legal”, alertou Carlos César.
Dados
Em 2024, foram devolvidas 49,9 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, um aumento de 75,22% em relação a 2023. Foram atendidos diretamente 1.330 pequenos e médios produtores rurais de 34 municípios, número que representa 50,11% a mais em comparação a 2023.
Associações parceiras dos RIs
São parceiras do projeto: Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia); Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria); Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato); Associação dos Revendedores de Agrotóxicos e Fertilizantes da Região de Araguaína (Arafra); e a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart).
O calendário de ações do projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para 2025 pode ser consultadoaqui.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°