
Com apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Mateiros recebe, a partir desta sexta-feira, 18, a segunda edição doFestival da Cultura Popular Jalapoeira. O evento vai reunir moradores, artistas e turistas em uma celebração à identidade e aos saberes tradicionais do Jalapão, com apresentações culturais, gastronomia típica, exposições, rodas de conversa e homenagens.
A programação tem início nesta sexta-feira, às 17 horas, com a inauguração do espaço culturalJalapoeiro do Pé Rachadoe a exposição de mural da artista visual Andrea Lambertucci. Em seguida, às 19 horas, as atividades seguem para a Comunidade Galhão, onde ocorre o tradicional festejo com reza, brincadeiras, comidas típicas e a participação do artista convidado Domingos Dedo d’Ouro.
Para a organizadora do festival, Andrea Lambertucci, oFestival da Cultura Popular Jalapoeiraé uma iniciativa que fortalece o sentimento de pertencimento das comunidades locais e promove o intercâmbio cultural entre gerações, reafirmando a riqueza e diversidade do Jalapão. "Esse território é fonte de inspiração viva, um lugar onde a força da natureza se mistura com a resistência e a beleza das culturas tradicionais. Ter a oportunidade de contribuir com minha arte, por meio deste mural, é uma forma de homenagear cada história contada pelos jalapoeiros", declarou a artista.
Programação de sábado e domingo
No sábado, 19, o festival continua logo cedo, às 9 horas, com a inauguração do Museu da Cultura Popular Jalapoeira, que contará com exposições e lanche comunitário. Às 10 horas, o espaço recebe um bate-papo com representantes de agências de turismo de base comunitária, pontos de cultura e mestras locais, reforçando a importância do protagonismo das comunidades tradicionais no turismo sustentável da região.
A partir das 18 horas, o museu será palco para a apresentação do grupo de teatro comunitárioAs Fiandeiras do Jalapãoe daFeira Gastronômica do Cerrado, que fomenta e valoriza a culinária local. Já no Complexo Esportivo de Mateiros, a noite será animada por apresentações dos violeiros de buriti Arnon e Horlei, da cantora Sirlene Matos, do duo Seu Valter e Seu Jair, além dos Foliões da Comunidade Boa Esperança.
O encerramento do festival ocorre no domingo, 20, com uma programação especial voltada para a melhor idade. Às 9 horas, o instrutor Rodrigo Cruz conduzirá dinâmicas brincantes no Centro Integrado da Sociobiodiversidade do Naturatins, localizado na praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). As atividades finais acontecem a partir das 17 horas no Complexo Esportivo, com mais uma edição daFeira Gastronômica do Cerrado, seguida por um sarau de poesias. A noite será embalada pelos acordes de Virgínia do Jalapão, com seu modão tradicional, e pelo quarteto Pé de Serra, que reúne músicos do Quilombo do Prata e a renomada Josefina do Acordeon.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°