
O Governo do Tocantins renovou o contrato das embarcações conhecidas como voadeiras, que realizam a travessia gratuita de pessoas entre os municípios de Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA. A medida, conduzida por meio da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR), será mantida por mais três meses para assegurar a manutenção do serviço essencial implementado pelo governador Wanderlei Barbosa em janeiro e depois prorrogada em março, para possibilitar a mobilidade dos moradores da região, impactados desde o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
“A renovação da travessia gratuita é fundamental para garantir o direito de locomoção da população de Aguiarnópolis e região, que depende diariamente desse deslocamento para manter suas atividades. Por isso, vamos prosseguir com a gratuidade do serviço para minimizar os impactos e para que a população possa se locomover com segurança”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
O presidente da ATR, Matheus Martins, enfatiza que a manutenção do serviço gratuito demonstra o esforço contínuo do Governo do Tocantins, em parceria com a prefeitura de Aguiarnópolis, para oferecer suporte à população impactada. “Com a renovação do contrato, garantimos o direito de deslocamento da população que sofre com os prejuízos. O governador Wanderlei Barbosa está empenhado em ações contínuas para minimizar esses impactos”, ressalta o presidente da Agência.
Desta vez, a iniciativa recebeu apoio do deputado estadual Valdemar Júnior, por meio de emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. “Essa medida vai facilitar a ida e vinda de estudantes, trabalhadores e a comunidade em geral. E é assim que nós vamos trabalhando, em sintonia com o Governo do Tocantins, que está fazendo muito para amenizar os impactos na região”, salienta o deputado.
Além da travessia por voadeiras, outras ações já foram adotadas para garantir segurança e mobilidade na região do Bico do Papagaio, como a reestruturação de rotas alternativas por rodovias estaduais e a formalização de um Termo de Cessão de Uso ao governo federal, solicitando ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a manutenção das condições dessas vias provisórias.
A travessia por balsa, contratada pelo Dnit, também segue operando gratuitamente para o transporte de pessoas e veículos entre os dois municípios. Essas medidas fazem parte de um conjunto de soluções emergenciais adotadas pelo Governo do Tocantins enquanto aguarda a reconstrução da ponte sobre o rio Tocantins.
Geral País precisa dobrar investimentos em drenagem, defende Trata Brasil
Tocantins Procon Tocantins orienta aos consumidores que farmácias não podem exigir CPF na hora da compra
Tocantins Tocantins bate recorde de produção de grãos com safra de 8,9 milhões de toneladas em 2025
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23
Geral Visita do papa ao Brasil reuniu 3,7 milhões de pessoas no Rio em 2013
Tocantins Com o apoio do Governo do Tocantins, escolas da rede pública do estado podem aderir ao programa de educação financeira do Banco Central
Tocantins Detran/TO alerta condutores sobre pendências que podem impedir a emissão do certificado de registro e licenciamento do veículo
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, festival em Mateiros celebra cultura e tradições das comunidades do Jalapão
Geral Entidades e representantes de outras religiões lamentam morte do papa Mín. 27° Máx. 38°