
A vereadora Professora Iolanda Castro, protocolou o Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Centrais de Triagem com Inclusão Socioprodutiva de Catadores(as). A proposta cria um marco normativo para organizar, fortalecer e ampliar a reciclagem no município, aliando sustentabilidade ambiental, geração de renda e trabalho decente para catadores e catadoras de materiais recicláveis.
O projeto tem como objetivo integrar a coleta seletiva, garantir rastreabilidade, segurança e transparência em todo o ciclo dos resíduos recicláveis, além de valorizar o trabalho de cooperativas e associações formalmente constituídas. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos e ao Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) de Palmas.
Diretrizes e inclusão socioprodutiva
Entre as principais diretrizes da política estão a prioridade de contratação e parceria com cooperativas e associações de catadores, a promoção de condições de trabalho dignas — com uso de equipamentos de proteção individual, ergonomia, proteção coletiva e atenção à saúde — e o combate a todas as formas de discriminação, com atenção especial a gênero e juventudes.
O texto também estabelece metas progressivas de triagem e reciclagem, educação ambiental continuada, campanhas de adesão à coleta seletiva e integração com sistemas de logística reversa e pontos de entrega voluntária (PEVs). Outro destaque é a previsão de transparência ativa, com divulgação de dados sobre volumes triados, receitas e destinação dos materiais.
Instrumentos de implementação
Para viabilizar a política, o projeto prevê instrumentos como parcerias com organizações da sociedade civil e cooperativas, mediante chamamento público, cessão de uso de imóveis e equipamentos públicos, assistência técnica, capacitação e apoio à comercialização dos materiais recicláveis. Também está prevista a criação e manutenção de um painel público de desempenho, com dados abertos sobre indicadores da política.
A operação das centrais de triagem poderá ser realizada por cooperativas habilitadas, mediante planos de trabalho com metas, cronogramas e indicadores, incluindo requisitos de saúde e segurança no trabalho, controle de qualidade e prestação de contas periódica.
Educação ambiental e gestão integrada
A proposta reforça o papel do Poder Executivo na promoção de ações de educação ambiental e engajamento comunitário, inclusive em escolas e unidades de saúde, além da articulação entre coleta seletiva e logística reversa. A política deverá ser implementada de forma compatível com o PGIRS e demais instrumentos de planejamento municipal.
Transparência e responsabilidade fiscal
De acordo com o projeto, a lei respeita a separação dos poderes e não cria novos cargos, órgãos ou despesas obrigatórias, condicionando sua execução à disponibilidade orçamentária. A regulamentação deverá ocorrer no prazo de até 90 dias após a publicação, definindo critérios de habilitação, fiscalização, metas e indicadores.
Para a vereadora Professora Iolanda Castro, a iniciativa representa um avanço social e ambiental. “Ao fortalecer as centrais de triagem e valorizar os catadores, Palmas reduz a destinação de recicláveis aos aterros, gera trabalho e renda, melhora a limpeza urbana e promove justiça social e ambiental”, destacou.
Com a proposta, o município dá mais um passo na construção de uma política pública sustentável, inclusiva e transparente, reconhecendo o papel estratégico dos catadores na economia circular e no cuidado com o meio ambiente.
Ação parlamentar Vereador Alex Mascarenhas requer que seja realizada a operação tapa-buraco na avenida lo. 33, na 1501 Sul
Ação parlamentar Alex Mascarenhas requer a instalação de bueiros na Av. C, Quadra 61, Lote 2
Ação parlamentar Vereador Balaio acompanha entrega da unidade de saúde revitalizada em Taquaruçu Grande e reforça fiscalização
Ação parlamentar Vereador Balaio participa de audiência que discute criação do Distrito de Taquaruçu Grande em Palmas
Ação parlamentar USF Santa Bárbara, saúde pública Palmas, vereador Balaio, reforma de unidades de saúde
Ação parlamentar Vereador Balaio tem requerimento aprovado para recapeamento asfáltico na Avenida Tocantins, em Taquaralto
Ação parlamentar De autoria do vereador Márcio Reis, projeto que denomina campo de futebol do Taquari como ‘Henrique do Taquari’ é aprovado por unanimidade na Câmara de Palmas
Ação parlamentar Vereador Márcio Reis propõe revitalização da Prainha e exige tapa-buracos urgente na região do Bertaville
Ação parlamentar Vereador Joatan de Jesus solicita implantação de CRAS no setor Bertaville, em Palmas Mín. 22° Máx. 38°