
Os policiais militares Diego Pereira Leal e Aslan Wagner Ribeiro de Faria acusados de matar o menino Thiago Menezes Flausino, de 13 anos de idade, durante uma abordagem na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, serão julgados pelo júri popular na próxima terça-feira (27). A sessão está marcada para as 13h, no Tribunal de Justiça do Estado.
O jovem foi assassinado em 7 de agosto de 2023, na garupa de uma moto na principal via de acesso à Cidade de Deus. Ele foi atingido por três tiros. Thiago não portava armas e não havia confronto com a polícia no momento em que foi atingido. Há cenas do jovem sendo executado, mesmo depois de imobilizado.
Os dois policiais acusados do crime integravam o Batalhão de Choque da PM do Rio. Eles admitiram os disparos contra o jovem. São acusados de homicídios e de fraude processual. Na tentativa de justificar os disparos, os PMs manipularam a cena do crime e plantaram uma arma para sustentar a versão de confronto.
Antes da sessão de julgamento, familiares, amigos e organizações de direitos humanos promovem um ato para denunciar o caso e a violência policial nas favelas cariocas. A Anistia Internacional apoia a manifestação.
"Eu não vou ter mais meu filho, mas eu quero Justiça por ele e por outras crianças", disse a mãe, Priscila Menezes, dias após o ocorrido, em um ato na Praia de Copacabana . "[Quero] que eles [a PM] parem de agir assim nas comunidades, parem de achar que, em toda favela, só existe bandido, não é assim, existe morador, existem famílias. Igual a minha, meu filho tinha um sonho de ser jogador de futebol”, desabafou.
Inicialmente, quatro policiais foram acusados do assassinado de Thiago. Dois deles, no entanto, foram soltos pela Justiça. O tribunal entendeu que esses PMs não tinha tido participação direta no homicídio.
Geral Polícia prende suspeitos de fraudar empréstimos via Gov.br
Portos e Aeroportos Ministério de Portos e Aeroportos reforça diálogo e apresenta ações ao setor portuário
Portos e Aeroportos Aeroportos regionais do Sudeste receberão R$ 310 milhões para modernização e segurança operacional
Tocantins Escola de Governo lança site informativo para amplificar informações sobre qualificação continuada de servidores
Geral Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas
Geral EBC divulga resultado de vagas remanescentes do Comitê Editorial
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da eleição da nova presidência do Consórcio da Amazônia Legal e debate projeto da ponte entre Filadélfia e Carolina
Geral Polícia Federal prende em SP suspeito de planejar atentado terrorista
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza Chamada Pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar Mín. 21° Máx. 29°