
Com a retomada da economia nacional, o turismo de negócios tem sido impulsionado pelo país afora. O setor de viagens corporativas registrou um faturamento de R$ 1,2 bilhão no mês de agosto. Segundo dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o crescimento chega a 21,7% em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.
O sólido crescimento é marcado como o sexto mês consecutivo que o turismo de negócios bate a marca de R$ 1 bilhão. De janeiro a agosto, o setor somou mais de R$ 8,8 bilhões em faturamento, contra R$ 7,5 bilhões no mesmo período de 2019 e R$ 6,9 bilhões nos mesmos meses de 2022. A expectativa é que ao fim de 2023 o setor cresça 17% em relação ao período pré-pandemia.
As viagens corporativas têm apresentado forte recuperação neste ano, com uma demanda crescente. “Essa retomada do setor é reflexo do dinamismo da economia do país com viagens e deslocamentos relacionados a fins profissionais. Estamos trabalhando para incrementar cada vez mais esse setor que dá visibilidade ao mercado de negócios do Brasil e aumenta o leque de oportunidades desse segmento”, afirmou o ministro do Turismo Celso Sabino.
Diferentes áreas tiveram destaque nesse crescimento. É o caso da locação de veículos, com aumento de 104%. A hotelaria nacional também teve um salto de 34% quando comparado a agosto de 2019, com faturamento de R$ 334,4 milhões. Os gastos com passagens aéreas atingiram cerca de R$ 805 milhões em agosto de 2023, um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período de 2019. Os serviços aéreos representam 64,3% do faturamento do setor.
Esse resultado demonstra como o turismo corporativo no Brasil desempenha um papel fundamental na economia e nas atividades empresariais do país. Ele não apenas promove a interação entre empresas locais e estrangeiras, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e a criação de empregos, fortalecendo assim a economia brasileira.
O QUE É TURISMO CORPORATIVO- O turismo corporativo é um setor essencial do mundo dos negócios e na construção de relacionamentos, networking e desenvolvimento de oportunidades de negócios regionais, nacionais e até mesmo globais. É uma prática comum em empresas de todos os tamanhos e setores, onde os colaboradores viajam para participar de reuniões, conferências, treinamentos, visitas a clientes ou para representar a empresa em eventos importantes.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Ação Parlamentar Nova edição do Projeto “São João Vem de Berço” segue com preparativos a todo vapor
Tocantins Tocantins celebra a Semana Santa com fé, cultura e tradição
Tocantins Em São Paulo, Governo do Tocantins participa da WTM Latin America 2025 com foco na promoção turística e ampliação da conectividade aérea
Tocantins Com projeto Turismo na Estrada, Governo do Tocantins capacita gestores municipais sobre ferramentas tecnológicas e estratégias de marketing
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Palmas sediará evento esportivo internacional de vôlei adaptado à melhor idade
Tocantins Prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental é prorrogado até 24 de abril
Tocantins Promovido pelo Governo do Tocantins, projeto Turismo na Estrada chega à região de Serras e Lago
Tocantins Governo do Tocantins impulsiona economia em regiões turísticas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
Tocantins Governo do Tocantins alerta sobre fim do prazo para inscrição no curso de graduação em Turismo Patrimonial e Socioambiental Mín. 26° Máx. 38°