
Atendendo a uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, reuniu os órgãos ambientais responsáveis pelo combate ao fogo para dar início ao planejamento das ações de prevenção e combate aos incêndios florestais deste ano.
O encontro, realizado na sala do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), na tarde desta segunda-feira, contou com a presença de representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Na ocasião, o secretário reforçou a necessidade de os órgãos ambientais se anteciparem no planejamento das ações, a fim de desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção e combate aos incêndios.
"Passamos a tarde reunidos aqui na Semarh, junto com o Naturatins e o Corpo de Bombeiros, porque queremos iniciar o processo de forma antecipada, com toda a estrutura montada antes do período crítico, para que possamos ter uma temporada de muito sucesso e efetividade no combate ao fogo em 2025, atendendo à determinação expressa do governador Wanderlei Barbosa, que tem se preocupado com esta situação", afirmou.
Na ocasião, cada órgão apresentou brevemente a estrutura disponível e as necessidades previstas para o reforço das ações. De acordo com o coronel Erisvaldo Alves, subchefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, é necessário formar e treinar aproximadamente 500 brigadistas municipais civis e contratar mais 140 profissionais para atuarem em conjunto com os bombeiros militares. Além disso, há a necessidade de adquirir equipamentos de combate e controle, veículos de suporte às brigadas, infraestrutura de alojamento nos municípios, bem como recursos para gastos com alimentação e combustível.
O coronel Erisvaldo relembrou o cenário climático crítico enfrentado pelo Tocantins – e pelo país –, no ano passado, quando foram registrados 16.545 focos de calor, em comparação com 9.641 em 2023. Esse número fez com que o Tocantins, juntamente com o Pará e o Mato Grosso, respondesse por mais da metade (55%) da área queimada no país. “Precisamos de mais investimentos para conseguir reforçar e ampliar as nossas ações”, defendeu.
O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Damir da Silva Jorge, ressaltou a importância de atuar, sobretudo, com ações de educação ambiental junto a produtores rurais, assentamentos e comunidades indígenas. “Esse trabalho pode ser integrado ao programa Foco no Fogo, atuando principalmente em regiões críticas, como a Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão”, completou.
Uma nova reunião ficou agendada para a próxima semana, com data a ser definida, para que cada órgão possa apresentar seu planejamento de ações de forma integrada.
A reunião contou ainda com a presença da superintendente da coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante de ações de Defesa Civil Estadual e do diretor executivo Tenente-coronel Benvindo Filho Pinto de Queiroz.
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Comitês das Bacias Hidrográficas do Lago de Palmas e do Rio Formoso têm nova composição para o período 2025/2028
Tocantins Governo do Tocantins lança oficialmente programa Lixão Zero e inicia processo de recuperação do solo em Juarina
Tocantins Em Gurupi, Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto "Bicho não é lixo"
Tocantins Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto ‘Bicho Não é Lixo’ em Gurupi Mín. 24° Máx. 36°