
O Governo do Tocantins registrou redução na área queimada e nos focos de incêndio nos meses de janeiro e fevereiro de 2025. O Boletim Mensal do Fogo no Tocantins n° 04/2025, publicado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) nesta terça-feira, 25, aponta o registro de 1.584 hectares de área queimada no acumulado do primeiro bimestre, uma redução de 33,5% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 2.383 hectares impactados.
Outra redução registrada no boletim foi a de focos de incêndio, com o acumulado de 93 ocorrências nos dois primeiros meses do ano, o que representa uma queda de 43,6% em relação às 165 registradas no mesmo período de 2024.
O monitoramento das queimadas no estado é realizado pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), da Semarh, que reúne cálculos comparativos da área queimada com dados do Monitor do Fogo do MapBiomas, além de registros de focos de incêndio do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O secretário Marcello Lelis destaca que as reduções nos registros devem ser analisadas com cautela, uma vez que o estado ainda está no período de chuvas localizadas e se aproxima da estiagem.
“Nosso monitoramento está atento aos diversos fatores relacionados à série histórica de redução de área queimada e de focos no estado. Não podemos flexibilizar o compromisso com a prevenção e os cuidados no uso do fogo”, pontua o secretário, que também alerta para a necessidade de atenção redobrada.
“Subir no ranking de registros de incêndios de grandes proporções pode ser muito rápido. Basta uma faísca combinada com baixa umidade, alta temperatura e ventos fortes. Com as mudanças climáticas, esse período pode chegar mais cedo em algumas microrregiões do estado, e, por isso, todos devemos manter o bom senso e intensificar os cuidados. A adoção de medidas preventivas deve ser uma rotina permanente do nosso compromisso ambiental e com a vida", concluiu o secretário.
Os cinco municípios mais afetados, nesse total de área queimada, teve registro acima de 4,10% e entre esses estão Ponte Alta do Bom Jesus (11,45%); Aurora do Tocantins (8,99%); Santa Rita do Tocantins (8,13%); Mateiros (6,39%); e Pium (6,12%).
Na distribuição, por microrregiões, as cinco mais afetadas foram Dianópolis (28,23%), Rio Formoso (20,46%), Jalapão (12,93%), Araguaína (10,98%) e Miracema do Tocantins (9,34%); ficando na desvantagem em relação às microrregiões de Gurupi (9,21%), Porto Nacional (6,97%) e Bico do Papagaio (1,97%).
A distribuição da área total queimada no estado teve 9,40% das ocorrências no bioma Amazônico; e 90,60% no bioma Cerrado.
Já a distribuição dos focos de queimadas, por município, teve cinco cidades com registro maior que 4,30% do total contabilizado no 1º bimestre, entre elas Ponte Alta do Tocantins (10,75%); Pedro Afonso (8,60%); Natividade (7,53%); Mateiros (6,45%); e Dianópolis (5,38%).
Na distribuição por microrregiões, se destacam entre as mais afetadas, Dianópolis (29,03%), Jalapão (19,35%), Porto Nacional (13,98%), Rio Formoso (10,75%) e Bico do Papagaio (9,68%), ficando na desvantagem em relação às microrregiões de Miracema do Tocantins (8,60%), Gurupi (4,30%) e também Araguaína (4,30%).
A distribuição dos focos de queimadas por biomas aponta que 4,30% foram registradas no bioma Amazônico e 95,70% no Cerrado.
O Boletim Mensal do Fogo no Tocantins n° 04/2025 está disponível para consulta no site da Semarh.
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Comitês das Bacias Hidrográficas do Lago de Palmas e do Rio Formoso têm nova composição para o período 2025/2028
Tocantins Governo do Tocantins lança oficialmente programa Lixão Zero e inicia processo de recuperação do solo em Juarina Mín. 27° Máx. 38°