
O Governo do Tocantins registrou elevação contínua do nível médio da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso no 1º bimestre de 2025 e possíveis reflexos da variação de precipitação de chuvas na oscilação do nível médio em outras bacias hidrográficas, com tendência à estabilidade no mesmo período.
Os dados registrados na Rede Hidrometeorológica estadual, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apontam nesta quinta-feira, 27, uma sucessiva elevação do nível médio na Bacia do Rio Formoso, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Em janeiro, esse rio registrou 312 cm e; em fevereiro, 541 cm, que marcam o aumento contínuo em comparação ao mesmo período do ano passado, quando os níveis foram de 178 cm e 398 cm, respectivamente. Da mesma forma, neste ano, no Rio Providência, foi registrado no mês de janeiro o nível médio de 170 cm; e em fevereiro, 217 cm, ou seja, um aumento em relação a 2024, que registrou em janeiro 87 cm e no mês de fevereiro 186 cm.
Em outras bacias monitoradas os registros apresentaram variações sutis com tendência à estabilidade do nível médio. No Rio Palma, em janeiro de 2025, o nível médio subiu para 417 cm, mas reduziu em fevereiro para 404 cm, tendo variação da estabilidade do nível médio em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 360 cm e 490 cm, respectivamente. Seguindo essa tendência, o Rio Corda marcou 335 cm em janeiro e 372 cm em fevereiro deste ano, frente aos 319 cm e 399 cm registrados nos respectivos meses do ano anterior.
O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, ressaltou que, “são registradas diariamente informações de 68 PCDs [Plataformas de Coleta de Dados] distribuídas em todo o estado, cobrindo cerca de 90% das bacias hidrográficas no território tocantinense. O monitoramento diário é contínuo e o cálculo do nível médio das bacias hidrográficas considera os registros de um período. Entre outros fatores, a oscilação constatada pode estar associada aoaumento ou diminuição das precipitações de chuvas na região”.
Aldo Azevedo acrescentou que, “a instalação das 20 novas PCDs, iniciada em 2024 com a contratação de uma empresa especializada, avança para a implantação e a operacionalização das cinco últimas unidades adquiridas para essa etapa de ampliação da cobertura da Rede Hidrometeorológica. Neste ano, vamos adquirir novas plataformas para iniciar mais uma etapa de instalações do plano de adensamento”.
O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Rogério Noleto, reiterou que, “a variação dos níveis dos rios pode ocorrer em curto espaço de tempo e as plataformas em operação garantem a produção de informações diárias que são fundamentais para a gestão hídrica estadual. A escolha dessas estações oferece a melhor representação territorial da distribuição dos pontos de monitoramento hídrico do Estado. Além do monitoramento dos dados, mantemos, em campo, técnicos que realizam a instalação de PCDs para o adensamento dos pontos de coleta de dados, bem como os que executam a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos”.
A Semarh produz informação da situação hídrica no Tocantins por meio de boletins diários e semanais que divulgam dados da Rede Hidrometeorológica do Tocantins via plataforma deGestão de Alto Nível - GAN, doBoletim Diário Hidrometeorológico,doBoletim de Qualidade de Água, doBoletim Climático e Riscos de Incêndiodesenvolvido pelo Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma),além dos dados disponibilizados noMonitor de Secas,coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, Comitês das Bacias Hidrográficas do Lago de Palmas e do Rio Formoso têm nova composição para o período 2025/2028
Tocantins Governo do Tocantins lança oficialmente programa Lixão Zero e inicia processo de recuperação do solo em Juarina
Tocantins Em Gurupi, Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto "Bicho não é lixo"
Tocantins Semarh promove 2ª Feira Estadual de Adoção Pet do projeto ‘Bicho Não é Lixo’ em Gurupi Mín. 27° Máx. 38°