
Defensora de políticas públicas voltadas ao cuidado emocional e à promoção de saúde, a vereadora Karina Café (Republicanos) intensificou, neste mês de Setembro Amarelo, uma série de requerimentos para fortalecer a rede de acolhimento e a cultura de prevenção ao suicídio em Palmas.
Em pronunciamentos na Câmara Municipal e em agendas externas, Karina tem chamado atenção para a importância de informação responsável, escuta ativa e acesso ágil ao cuidado. “Valorização da vida é prioridade. Quando a cidade se organiza para acolher, orientar e encaminhar, a gente salva histórias, preserva famílias e fortalece a esperança”, afirmou a parlamentar.
Principais frentes defendidas pela vereadora
• Campanhas educativas permanentes em escolas e equipamentos públicos, com linguagem acessível e foco em reconhecimento de sinais de sofrimento emocional, rotas de cuidado e conscientização sobre saúde mental.
• Formação continuada de educadores, agentes comunitários e servidores da linha de frente, para padronizar protocolos de acolhimento, escuta qualificada e encaminhamento para a Rede de Atenção Psicossocial.
• Inserção de programa educativos nas escolas voltados à saúde emocional, como forma de promover o bem-estar mental de crianças e adolescentes.
* Monitoramento de dados e transparência sobre fluxos de atendimento, garantindo que as ações deixem de ser sazonais e passem a compor a rotina do município.
* Audiência Pública para debater a depressão e a promoção de políticas de prevenção e cuidado em saúde mental no município de Palmas.
Segundo a vereadora, a prevenção efetiva nasce do trabalho intersetorial: “Saúde, Educação, Assistência, Juventude e Esporte precisam caminhar juntas. Meu mandato está à disposição para integrar esforços, fiscalizar a execução e destinar recursos quando necessário”, disse Karina Café.
Em suas redes, Karina tem reforçado mensagens de empatia e orientação. “Se você está passando por um momento difícil, você não está só. Falar é um passo de coragem, e procurar ajuda é o caminho. Conte com a nossa cidade”, concluiu.
Precisa de ajuda ou conhece alguém que precise?
• CVV – Centro de Valorização da Vida: ligue 188 (24h, gratuito) ou acesse cvv.org.br para chat e email.
• Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, CAPS ou SAMU (192) em situações de urgência.
• Em escolas, converse com a gestão e peça encaminhamento para atendimento pela rede municipal.
Ação Parlamentar Vereador Juarez Rigol Celebra a Conferência 'Aliança' da Mocidade Geração de Adoradores da Congregação Nova Jerusalém
Ação Parlamentar LED É ECONOMIA E SEGURANÇA: Vereador Juarez Rigol Elogia Gestão de Eduardo Siqueira Campos na Entrega de Iluminação no Jardim Aureny III
Ação Parlamentar Em defesa da melhor idade: Vereador Juarez Rigol participa de Seminário da Pessoa Idosa no TJTO
Ação Parlamentar Projeto 'Cidade Barriga Cheia' é aprovado em 1º turno e propõe criação de pomares comunitários em Palmas
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos comemora avanço da pavimentação na Baixada do Aureny III após aprovação de requerimento apresentado no início do mandato
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos tem requerimento aprovado para criação de centro do autista em Palmas
Ação Parlamentar Vereador Dian Carlos prestigia início das obras da Baixada do Aureny III
Ação Parlamentar Dian Carlos comemora avanço da pavimentação na Baixada do Aureny III após aprovação de requerimento apresentado por ele
Ação Parlamentar Vereador Dr. Vinicius solicita da SEMUS informações sobre o número de exames Papanicolau e mamografias realizados em Palmas, em 2025 Mín. 25° Máx. 41°