
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o projetoFloresta+ Amazônia, realizou, em Porto Nacional, entre os dias 19 e 22, um mutirão de atendimento voltado aos produtores rurais para adesão ao programa e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Esta etapa é necessária para que os produtores rurais aptos possam participar do edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Esta é a segunda edição do mutirão promovida no estado. Nesta etapa, as ações foram concentradas na sede do município e no distrito de Luzimangues. Ao todo, foram contabilizados 28 registros, incluindo 12 emissões de CAF, sete inscrições no Projeto Floresta+ Amazônia, sete retificações de CAR, oito novos cadastros, além de nove orientações voltadas ao esclarecimento de dúvidas técnicas.
O gestor da Semarh, Marcello Lelis, destacou os esforços da secretaria para que o Projeto tenha sucesso no estado. “O projetoFloresta+ Amazôniaé uma iniciativa fundamental que valoriza quem cuida do meio ambiente no Tocantins. Com esse mutirão, conseguimos aproximar o governo de produtores, agricultores familiares e proprietários rurais, garantindo acesso ao CAR e ao PSA”, pontuou.
Marcello Lelis reiterou ainda que o “objetivo é incentivar a conservação ambiental aliada à geração de renda, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e reconhecendo o papel essencial dessas famílias na preservação dos nossos recursos naturais”.
O produtor rural Renato Dias Teixeira, atendido durante o mutirão, avaliou positivamente a ação, ressaltando a importância da iniciativa para a compreensão do funcionamento do projeto. “Considero essa ação muito válida, pois beneficia diretamente o pequeno produtor rural. Muitas vezes, o agricultor não tem conhecimento sobre seus direitos e, por meio do mutirão, passa a entender o que deve ser feito e como proceder. Já fui atendido e recebi todo o suporte necessário da equipe”, afirmou.
A gerente de Informações e Inteligência Ambiental da Diretoria de Inteligência Ambiental, Clima e Florestas da Semarh, Ana Karla Kagueiama, destacou o papel da secretaria na ação. “A Semarh tem prestado um suporte técnico necessário, esclarecendo dúvidas e auxiliando os pequenos produtores rurais nas inscrições e nas retificações cadastrais”, explicou.
Ana Karla Kagueiama destacou ainda que o projetoFloresta +desempenha um papel fundamental na conservação da vegetação nativa dos imóveis rurais localizados na Amazônia Legal. Neste sentido, o Cadastro Ambiental Rural é um instrumento essencial para o sucesso da iniciativa.
Floresta+ Amazônia
O projetoFloresta+ Amazôniaé uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promovido em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) e Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins) atuam como parceiros na implementação do projeto no estado, oferecendo apoio técnico e operacional. A Semarh concentra seus esforços na adesão e esclarecimento dos produtores no Cadastro Ambiental Rural.
O projetoFloresta+remunera, financeiramente, pequenos produtores rurais, definidos como aqueles que possuem até 320 hectares pela conservação da vegetação nativa e manutenção da floresta em pé em suas propriedades.
Desde que cumpram os requisitos estabelecidos em edital, como a existência, dentro da propriedade, de Área de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente em conformidade com os requisitos legais, receberão um pagamento proporcional à área conservada.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025 Mín. 21° Máx. 29°