
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), iniciou na manhã desta terça-feira, 20, o alinhamento das ações para a elaboração do plano de prevenção e combate aos incêndios florestais do estado para este ano.
O encontro marca o início de uma série de diálogos estratégicos com os órgãos que atuam diretamente no enfrentamento aos incêndios florestais. O planejamento conjunto é essencial para antecipar ações e integrar informações, para que a atuação seja planejada e mais assertiva. A reunião foi conduzida pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, com a presença do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, e do presidente do Naturatins, Cledson Lima.
Na ocasião, Marcello Lelis reforçou a determinação do governador de que as instituições atuem de forma planejada e com antecedência para combater as queimadas no Tocantins . “Por determinação do governador Wanderlei Babosa estamos construindo um grande e robusto plano de combate ao fogo para este ano”, enfatizou o titular da Semarh.
Marcello Lelis reiterou ainda que os resultados positivos alcançados em 2025 mostram que o governo está no caminho certo. “Mas é fundamental manter esse trabalho articulado, com base em dados, tecnologia e participação de todos os parceiros envolvidos”, completou.
Atuação estratégica
Durante o encontro, foram apresentados os números referentes ao combate às queimadas de 2024/2025 gerados peloCentro de Informações Geográficas em Gestão do Meio Ambiente (CIGMA),plataformalançada em 2025 pelo Governo do Tocantins. A ferramenta ampliou o acesso a dados ambientais estratégicos, permitindo o acompanhamento das informações por meio de painéis e mapas interativos, além de subsidiar técnicos e gestores na tomada de decisões mais rápidas e precisas.
Os números demonstram avanços importantes na agenda ambiental do estado. No ano passado, o estado do Tocantins registrou uma redução de aproximadamente 34% de área queimada em comparação a 2024. Já os focos de queimadas apresentaram queda de 33,1%, com 11.529 registros acumulados entre janeiro e dezembro de 2025, antes dos 17.244 focos registrados no mesmo período de 2024.
Contribuiu para este cenário positivo o Plano Integrado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, elaborado de forma conjunta pela Semarh, Naturatins e pelo CBMTO, que previuinvestimentos de R$ 17,1 milhões, estruturados nos eixos de prevenção, monitoramento e combate.
Além das ações do projeto Foco, desenvolvido em parceria com as instituições que compõem o Comitê do Fogo.O projeto percorreu 60 municípios, realizando cerca de 2,6 mil ações de conscientização ambiental, alcançando aproximadamente 20 mil pessoas distribuídas por comunidades rurais, propriedades agrícolas, aldeias indígenas e escolas.
As ações foram intensificadas principalmente nos municípios com maior incidência de queimadas ilegais, como Caseara, Angico, Esperantina, Lagoa da Confusão, Araguatins, Maurilândia e Palmeiras do Tocantins.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Governo do Tocantins divulga edital para composição do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Coco e Caiapó
Tocantins Governo do Tocantins aprecia apresentação de diretrizes para temáticas que serão destacadas na COP 30
Tocantins Tocantins registra precipitação de chuvas abaixo da normal climatológica no mês de março em cinco municípios na comparação com índices da série histórica
Tocantins Governo do Tocantins lança site do REDD+ para ampliar a transparência do programa
Tocantins Tocantins registra redução de 33,5% na área queimada e 43,6% nos focos de incêndio no primeiro bimestre de 2025 Mín. 21° Máx. 29°